No Dia Mundial do Artesão, Governo do Amazonas parabeniza indígenas pela produção cultural amazônica

No Dia Mundial do Artesão, Governo do Amazonas parabeniza indígenas pela produção cultural amazônica

Celebração da data assinala presença do artesanato na cultura e na economia dos povos indígenas do estado

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), parabeniza todos os profissionais do artesanato pelo Dia Mundial do Artesão, data de grande importância para os indígenas, celebrada neste sábado (19/03). A data comemorativa assinala a presença do artesanato na cultura e na economia dos povos indígenas do estado.

Para o diretor-presidente da FEI, Zenilton Mura, enaltecer o trabalho rudimentar dos indígenas é dar valorização tanto a eles como a nossa própria cultura.

“Muitos dos nossos povos indígenas produzem e comercializam produtos artesanais, mantêm o conhecimento do seu manuseio vivo, espalhando com eles sua história e simbolismo. Assim, os parentes podem disseminar e dar reconhecimento de seus trabalhos que são passados de geração em geração”, disse.


Em Manaus, o Governo do Amazonas mantém o Centro Empreendendo Indígena Yandé Muraki, abrangendo uma variedade de materiais artesanais produzidos por indígenas de todas as regiões do estado e de várias etnias, que vão desde roupas e acessórios, até medicamentos naturais. O espaço, mantido pela FEI, fica na rua Monsenhor Coutinho, 129, zona sul de Manaus, e funciona de segunda a sábado, nos horários de 8h às 17h.

Feira de Artesanato – A FEI irá realizar a 1ª Feira de Artesanato Indígena no município de Rio Preto da Eva, distante 57 quilômetros de Manaus. O evento acontece juntamente com a 5ª Feira da Piscicultura, nos dias 31 de março e 1º, 2 e 3 de abril, no balneário municipal, localizado na entrada da cidade. A atividade é aberta ao público e reunirá diversas etnias, a fim de trazer e comercializar seus produtos artesanais.

 

FOTOS:Amaury Moraes/FEI

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem