Ex-presidente da FVS, ‘Dra. Rose’, é uma das personalidades homenageadas em exposição sobre mulheres inspiradoras

Ex-presidente da FVS, ‘Dra. Rose’, é uma das personalidades homenageadas em exposição sobre mulheres inspiradoras

Rosemary Costa Pinto faleceu em janeiro de 2021, vítima de Covid-19, enquanto atuava na liderança da prevenção à infecção no Amazonas

A ex-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, a farmacêutica bioquímica e epidemiologista, Rosemary Costa Pinto, é uma das personalidades homenageadas na exposição fotográfica “Mulheres que inspiram”. A exibição no Amazonas Shopping, em Manaus, é alusiva ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) e fica em cartaz até o dia 31 de março.

Rosemary, conhecida como “Dra. Rose”, faleceu em janeiro de 2021, vítima de Covid-19. A instituição recebeu o nome da ex-presidente, como homenagem, passando a ter a denominação atual: Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). A epidemiologista teve posição de destaque no combate à pandemia de Covid-19 desde o início dela, em 2020.

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, que atuou diretamente na FVS com Rosemary à frente da instituição, é emocionante perceber o reconhecimento das pessoas pela “Dra. Rose”, que atuou no combate à Covid-19 até poucos dias antes da internação hospitalar, devido à infecção.

“Costumamos dizer que a ‘Dra. Rose’ foi um farol no combate à pandemia, quando ainda não se tinha nem vacina contra a Covid-19. Até hoje, ela continua presente na prevenção à infecção, porque muitas das orientações que temos como rotina de trabalho atualmente vieram dela. ‘Dra. Rose’ será sempre lembrada com muito amor”, afirma Tatyana.

Para a agente de endemias da FVS-RCP, Elmara Lopes, foi uma grata surpresa se deparar com a homenagem para “Dra. Rose”. “Para nós, que convivemos diariamente com ela, a ausência ainda é muito sentida. Nada mais do que justo reconhecer o trabalho notável”, disse Elmara, emocionada.

Família– Para a advogada Mônica Costa Pinto, filha mais velha de Rosemary Costa Pinto, a homenagem é muito bem-vinda e indica que o legado da mãe, em buscar a excelência na promoção à saúde no Amazonas, não foi esquecido pela população amazonense. Mônica alerta que, na medida do possível, as pessoas se protejam contra a Covid-19.

“Graças a Deus, estamos em um momento bem menos grave da doença e estamos podendo até nos reunir novamente e retomar algumas atividades, mas isso deve ser feito com segurança. As pessoas que precisam manter cuidados maiores devem se prevenir, lembrando sempre que a vacinação é o caminho”, destaca.

Outra filha de Rosemary, Camila Pinto, também agradeceu a homenagem. “Apesar de ainda estarmos enfrentando a pandemia de Covid-19, ver a foto da mamãe nos deixou muito emocionados. É muito especial saber que a mamãe tem um significado ímpar para outras pessoas além da família”, acrescenta.

Perfil – Formada pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz – ENSP/Fiocruz, a epidemiologista, sanitarista e farmacêutica-bioquímica, Rosemary Costa Pinto, foi peça fundamental no enfrentamento à Covid-19 no Amazonas, em um momento em que ainda não se tinha conhecimento sobre o vírus.

Rosemary construiu carreira respeitável, com 25 anos de experiência na área de atuação, que lhe renderam o cargo de diretora-presidente da FVS-RCP, à época FVS, em 2019. A profissional se tornou a primeira mulher a estar à frente da instituição.

Em outubro de 2020, Rosemary recebeu o Diploma de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados ao povo amazonense pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). Em 11 de dezembro de 2020, recebeu a medalha de Ordem do Mérito do Governo do Amazonas.

Exposição– A exposição fotográfica “Mulheres que inspiram” também ocorre em alusão à campanha Março Lilás, movimento atual dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de colo do útero.

São 18 mulheres homenageadas, e a exposição está disponível até o dia 31 de março, no segundo piso do Amazonas Shopping, próximo à loja Mirai. Também têm suas histórias retratadas na exposição a ativista Malala Yousafzai, a jogadora de futebol Marta Vieira da Silva, e Maria da Penha, que inspirou a criação da lei de proteção à violência contra a mulher que leva seu nome.

 

FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP e Divulgação/FVS-RCP

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem