Pontos de vacinação da prefeitura para crianças têm atividades lúdicas

Pontos de vacinação da prefeitura para crianças têm atividades lúdicas

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), mantém atividades lúdicas para as crianças nos quatro pontos de imunização infantil contra a Covid-19, coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Além de promover um ambiente colorido, animado, com música e pintura, as equipes de animadores promovem a apresentação de personagens temáticos para receber o público infantil. A iniciativa faz parte de uma série de ações da prefeitura, para proporcionar um espaço mais acolhedor às crianças.

Conforme o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, as atividades lúdicas devem ser mantidas ao longo dos próximos 30 dias, por serem um incentivo à vacinação infantil, seguindo orientação do prefeito David Almeida.

“Demos um passo muito importante para o cuidado com as nossas crianças. Estamos criando um ambiente diferenciado para elas e para os pais que, na maioria das vezes, encaram esse momento com muita expectativa. Por isso, estamos trabalhando para deixar o ambiente acolhedor, divertido, com músicas e personagens temáticos do universo infantil”, explica Oliveira.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destaca que descontrair o ambiente faz parte das medidas que visam tornar o momento da vacinação positivo, reduzindo a apreensão e o medo da injeção que algumas crianças sentem.

“Além disso, por orientação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as crianças devem permanecer no local de vacinação por 20 minutos após receber a dose, e as atividades recreativas são fundamentais para ocupar esse tempo com leveza e alegria”, observa.

Descontração

A técnica em eletrônica Kelly Cristina Pimentel levou o filho, Luiz Fernando Pimentel, de apenas 10 anos, para tomar o imunizante e destacou a importância do ambiente descontraído para receber o público infantil.

“Foi uma experiência muito boa, além de você vacinar a sua criança contra esse vírus, você vê a diferença de um parque temático, em que eles vêm para brincar, se divertir e tem várias opções de programação dentro do local, muito bom para os nossos filhos”, comenta.

Atendimento

A prefeitura iniciou a vacinação de crianças contra a Covid-19, na última segunda-feira, 17/1, contemplando, inicialmente, as de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiências (PcDs), e, nesta semana, avançou para o atendimento do público de 6 a 11 anos da população em geral, que podem ser atendidos em qualquer um dos quatro pontos de vacinação exclusivos.

Os pontos são o Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, no Santo Antônio, zona Oeste; o parque Cidade da Criança, no Aleixo, zona Centro-Sul; e o Clube do Trabalhador do Sesi-AM, no São José, zona Leste, que funcionam de segunda a sábado, das 9h às 16h; e o shopping Manaus Via Norte, no Monte das Oliveira, zona Norte, aberto para vacinação, também de segunda a sábado, das 10h às 16h.

Outros grupos prioritários, como indígenas e quilombolas, estão sendo atendidos por equipes itinerantes, em pontos de atendimento temporários.

Os endereços dos locais de atendimento, assim como o cronograma de inclusão de novos grupos e os documentos obrigatórios estão disponíveis para consulta no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) e nas redes sociais oficiais da secretaria (@semsamanus, no Instagram, e Semsa Manaus, no Facebook).

Fotos: Oliveira Júnior/ Manauscult

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem