Fim de semana: Ateliê 23 apresenta ‘Sebastião’ e ‘Ensaio de Despedida’ no Teatro Gebes Medeiros

Fim de semana: Ateliê 23 apresenta ‘Sebastião’ e ‘Ensaio de Despedida’ no Teatro Gebes Medeiros

 

Fim de semana: Ateliê 23 apresenta ‘Sebastião’ e ‘Ensaio de Despedida’ no Teatro Gebes Medeiros

Os ingressos para os espetáculos estão disponíveis no perfil da companhia amazonense no Instagram (@atelie23)

Neste fim de semana, o Ateliê 23 ocupa o Teatro Gebes Medeiros, na avenida Eduardo Ribeiro, 937, no centro histórico de Manaus, para apresentar duas sessões de “Sebastião” e “Ensaio de Despedida”. Os espetáculos com classificação indicativa de 16 anos fecham a programação de 2025 da companhia amazonense.

No sábado (27/12) tem “Sebastião” às 17h e 20h e, no domingo (28/12), o “Ensaio de Despedida” acontece às 18h e 20h. Os ingressos estão disponíveis no Instagram (@atelie23) e na bilheteria do espaço cultural uma hora antes da apresentação. 

Em 2025, a premiada companhia de teatro celebrou a conquista de novos títulos com o espetáculo “Sebastião”, como “Melhor Elenco” no Prêmio Cenym de Teatro Nacional 2025, uma honraria entregue anualmente pela Academia de Artes no Teatro do Brasil (ATEB) em reconhecimento à excelência de desempenho dos profissionais e espetáculos do teatro brasileiro. A peça concorreu em mais quatro categorias,  “Melhor Companhia de Teatro”, “Melhor Qualidade Artística de Produção”, “Melhor Figurino” e “Melhores Adereços e Objetos de Cena”. 


No 19º Festival de Teatro da Amazônia, pela Mostra Competitiva Jurupari Adulto, o Ateliê 23 venceu como  “Melhor Trilha Sonora” e “Melhor Ator” para Taciano Soares. “Sebastião” recebeu ainda indicações em "Melhor Espetáculo", "Melhor Direção", "Melhor Dramaturgia", "Melhor Figurino", "Melhor Visagismo/Maquiagem" e "Melhor Ator" para Eric Lima.

“Parceria foi o nome desse ano para o Ateliê 23, foram novas parcerias, parcerias que movimentam, que nos conduzem a estratificações maiores do nosso trabalho, para que possamos cada vez mais alcançar o nosso objetivo, que é divulgar a arte feita no Amazonas. Esse é o nosso principal movimento, para que os artistas e o estado sejam reconhecidos nos melhores lugares em relação à produção cultural”, avalia Taciano Soares, que divide a direção do grupo de teatro com Eric Lima.  

“Temos caminhado nesse sentido e a nossa avaliação é bastante positiva e com expectativas altas para o próximo ano, quando vamos dar novos passos para uma etapa especial do Ateliê 23, cada vez mais habitando outros territórios do Brasil”, completa o diretor.

Com um ano em temporada, a montagem inspirada no livro “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca, foi destaque na Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília e no Festival de Curitiba 2025; participou da Mostra Todos os Gêneros, no Itaú Cultural, em São Paulo; da primeira edição da Mostra de Teatro Águas de Manaus, do #SouManaus Passo a Paço 2025 e do Festival Joana Velha, no Mato Grosso.

“Foi um ano que as parcerias começaram a ser construídas em outros lugares, surgiram justamente de sementes plantadas, de como nosso trabalho está sendo percebido, reconhecido por curadores, artistas e produtores de várias partes do Brasil”, comenta Taciano Soares. 

“Também montamos o ‘Cabaré Chinelo’ na versão dança, com o Corpo de Dança do Amazonas e a participação da Orquestra de Câmara do Amazonas, o que foi muito frutífero. O CDA tem mais de 25 anos de experiência, um corpo estável com bailarinos profissionais, com a direção artística do Mário Nascimento, que é um grande artista, um grande visionário, e isso também validou que o Ateliê 23 já está num patamar de amadurecimento e caminhando para os 13 anos”, pontua o diretor. 

Sebastião

Em cena estão memórias da década de 70, do Bar Patrícia, que aliadas à experiência dos atores, compõem números musicais e depoimentos sobre diferentes tipos de violência. O nome é uma referência a São Sebastião e a montagem traz a versão da história do santo para que ele tenha se tornado um patrono da comunidade LGBTQIAPN+. 

A trilha sonora de “Sebastião” está nas plataformas de streamings de áudio, com quatro músicas: “Toda La Noche”, “Baby Gay”, “Sou Todo Amor” e “Glowria”.

Atualmente a banda do espetáculo tem Zanisk e Luana Aranha no baixo e nos beats, Mady na guitarra e Bruno Rodriguez no teclado. O produtor musical Guilherme Bonates fez parte das primeiras temporadas da montagem e foi responsável pela produção e direção musical com Eric Lima e Taciano Soares e todos da banda assinaram os arranjos.

A ficha técnica da peça tem ainda Daphne Pompeu na dramaturgia com Eric Lima e Taciano Soares, Emily Danali e Andira Angeli na assistência de direção, Lacruz na assistência de produção, Lore Cavalcanti e Paulo Martins na iluminação e Manuella Barros na assessoria de imprensa.

O projeto é uma realização do Ateliê 23, com apoio do Itaú Cultural, através do Programa Rumos, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e Ministério da Cultura, via Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Ensaio de Despedida

Em “Ensaio de Despedida”, os atores Taciano Soares e Eric Lima interpretam um casal, que, ao lidar com a separação, revive as várias fases do relacionamento em um jogo de atuação. Para a versão atualizada, o Ateliê 23 propôs uma ação nas redes sociais e o público enviou reviravoltas e tragédias cômicas para compor o projeto que tem sete anos de apresentações.

A cenografia do espetáculo é uma sala com móveis, caixas e um ar de mudança, deixando no ar a possibilidade de chegada ou de partida. A sonoplastia é autoral, composta por uma música instrumental tocada no teclado.

A peça teve versões em 2017, com Thaís Vasconcelos, em 2019, com Jorge Florêncio, e em 2022, com Julia Kahane. Taciano Soares é o único ator que esteve em todas as adaptações e agora divide o sofá com Eric Lima.

Em 2023, a montagem a partir de uma pesquisa sobre relações líquidas e relacionamentos abusivos ganhou formato de curta-metragem, com direção e roteiro de Eric Lima e lançamento no Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte 2023.

O casal protagonista foi vivido por quatro atores, Dimas Mendonça, Dinne Leão, Taciano Soares e Júlia Kahane, que se revezam e destacam possibilidades de sexualidade, para criar múltiplas narrativas da relação em si.

FOTOS: Vitor Dias (Sebastião) e Allícia Castro (Ensaio de Despedida)


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

TCE AM

http://www2.tce.am.gov.br