Zona Franca de Portas Abertas’ leva alunos de Medicina a conhecer práticas de saúde no ambiente industrial

Zona Franca de Portas Abertas’ leva alunos de Medicina a conhecer práticas de saúde no ambiente industrial

Foto: Layana Rios/Suframa

Com o objetivo de conhecer os processos produtivos e as ações voltadas à saúde e segurança do trabalhador, alunos do 8º período do curso de Medicina da Universidade Nilton Lins, da disciplina Saúde no Trabalho, participaram, na manhã desta quarta-feira, de uma visita às instalações da Tutiplast, empresa de injeção plástica que atende várias fábricas do Polo Industrial de Manaus. A atividade integrou o Programa Zona Franca de Portas Abertas, coordenado pela Suframa, em parceria com empresas incentivadas e instituições de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). 

Inicialmente, os alunos percorreram as linhas de produção e aprenderam sobre os processos de produção da empresa. Em seguida, assistiram a uma apresentação institucional, com informações gerais sobre a atuação da empresa no Amazonas, empregos gerados, bem como sobre os principais programas sociais desenvolvidos pelo setor de Recursos Humanos da empresa.  

A equipe de RH também apresentou as ações de Saúde Ocupacional, com foco na promoção da saúde, prevenção de doenças e primeiros socorros. Foram destacados o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e iniciativas voltadas à qualidade de vida dos colaboradores, como o acompanhamento de gestantes, ginástica laboral, ergonomia e cuidados com a saúde mental. 

“Foi muito produtiva a visita e foi muito interessante verificar como a empresa trata a questão da saúde mental, já se adiantando às exigências da NR-1, norma regulatória que passa a vigorar plenamente em maio de 2026”, observou a estudante Valéria Bentes de Almeida. 


Para a professora Antônia Mireli, a participação no Programa Zona Franca de Portas Abertas tem contribuído significativamente para a formação acadêmica dos alunos. “Os resultados das visitas têm sido bastante satisfatórios tanto no que se refere aos conhecimentos e à troca de informações com as equipes da área de saúde, quanto também nos permite conhecer melhor a realidade do ambiente fabril do Polo Industrial”, explicou.  

O Programa Zona Franca de Portas Abertas, coordenado pela Suframa, promove visitas monitoradas a plantas industriais do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). A iniciativa tem caráter educativo, técnico e científico, além de incentivar o turismo industrial e despertar o interesse profissionalizante entre jovens estudantes.



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

TCE AM

http://www2.tce.am.gov.br