Senador do Amazonas destacou, em parecer apresentado no dia (5), a atuação firme do procurador contra a trama golpista e reforçou seu compromisso com a defesa da democracia
Por Redação | Amazônia Realidade
Brasília (DF), 10 de novembro de 2025 – O Senado Federal votará nesta quarta-feira (12) a recondução de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República (PGR) para mais um mandato de dois anos. A indicação, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será analisada após a sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), na manhã do mesmo dia. O relator do processo é o senador Omar Aziz (PSD-AM), que já apresentou parecer favorável à permanência de Gonet no cargo.
Além de Gonet, o plenário votará outras oito indicações de autoridades para cargos no Superior Tribunal Militar (STM), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
O relatório de Omar Aziz, apresentado no último dia 5 de novembro, recebeu destaque por sua defesa da democracia e pelo reconhecimento da atuação técnica e independente de Gonet à frente da PGR. No documento, o senador amazonense enfatiza que o procurador teve papel fundamental nas ações penais contra os responsáveis pela tentativa de golpe de Estado e pelos ataques às instituições democráticas.
“Destaca-se, ainda, a atuação técnica em centenas de ações penais e acordos de não persecução, inclusive em face dos principais responsáveis pelo ataque à democracia ocorrido no país, conforme já reconhecido em variadas condenações proferidas pelo Supremo Tribunal Federal”, registra o parecer.
Foi sob a gestão de Gonet que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi denunciado e posteriormente condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A acusação incluiu crimes de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada e dano qualificado contra o patrimônio da União.
Aziz também destacou o perfil apartidário de Gonet e o seu papel na pacificação interna do Ministério Público da União (MPU), além dos avanços em cooperação internacional, exemplificados pela realização da 1ª Cúpula de Procuradores-Gerais do G20, organizada sob sua gestão.
Com mais de 38 anos de carreira, o procurador-geral também foi elogiado por sua atuação no combate ao crime organizado, tema que voltou a ganhar força nas últimas semanas com operações de grande repercussão nacional.
Em tom bem-humorado, Omar Aziz — torcedor do Botafogo — encerrou a leitura do parecer com uma brincadeira:
“Não coloquei aqui, mas que fique claro: é um homem de muito bom gosto”, disse o senador, referindo-se ao fato de que Gonet também torce pelo clube carioca.
Omar Aziz e a consolidação de uma liderança democrática
Reconhecido nacionalmente pela firmeza e equilíbrio, o senador Omar Aziz — líder nas pesquisas de intenção de voto para o Governo do Amazonas — vem reforçando seu papel como uma das vozes mais influentes do Senado.
À frente da CPI da Covid-19, Aziz conduziu um dos momentos mais marcantes da política brasileira recente, revelando esquemas e enfrentando pressões sem abrir mão do compromisso com a verdade e com o Estado Democrático de Direito.
Com o relatório favorável à recondução de Gonet, o senador reafirma sua posição de defensor das instituições, ao lado de figuras que prezam pela estabilidade e pela legalidade. Sua postura firme e equilibrada o consolida como referência nacional em responsabilidade política e liderança democrática.
Fonte: Agência Senado
Foto: Divulgação

Postar um comentário