Primeira Turma do Supremo impõe pena inédita a um ex-presidente por crimes contra a democracia; Bolsonaro cumprirá regime fechado
Por Redação | Amazônia Realidade
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira (11/09) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão, em julgamento que entra para a história política e jurídica do país. Por quatro votos a um, os ministros entenderam que Bolsonaro comandou a tentativa de golpe de Estado e a abolição violenta do Estado democrático de direito entre 2021 e 2023.
Do total da pena, 24 anos e 9 meses são de reclusão em regime fechado e 2 anos e 6 meses de detenção em regime semiaberto ou aberto. A decisão torna Bolsonaro o primeiro ex-presidente brasileiro condenado por atentar contra a democracia, consolidando um divisor de águas no enfrentamento ao autoritarismo.
Além de Bolsonaro, outros sete integrantes do núcleo central da trama — entre ex-ministros e militares — também foram considerados culpados pelos crimes de organização criminosa armada, dano qualificado ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. O colegiado foi formado pelos ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Cristiano Zanin, presidente da Turma.
Foto: Reprodução/TV Justiça

Postar um comentário