Encontro reúne empresários, gestores públicos e profissionais do setor para avaliar propostas e definir prioridades para o Amazonas
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em parceria com a Fecomércio Amazonas, promoveu nesta segunda-feira (22/09) a oficina do programa Vai Turismo – Rumo ao Futuro. O encontro reúne representantes de entidades empresariais, gestores públicos e profissionais do setor para discutir os desafios e as oportunidades para o fortalecimento do turismo no Amazonas.
A iniciativa, idealizada pela CNC por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), tem como objetivo revisar as propostas apresentadas em 2022, avaliar o estágio de sua implementação e construir novas diretrizes que serão entregues aos candidatos ao governo estadual nas eleições de 2026. As oficinas estão sendo realizadas em todas as unidades da federação com o apoio das Fecomércios locais.
“A oficina é de extrema importância porque conseguimos reunir os atores municipais, estaduais e toda a cadeia produtiva do turismo, junto aos parceiros que fazem a diferença no setor. O objetivo é projetar políticas públicas necessárias para o Amazonas e entregá-las aos próximos candidatos das eleições majoritárias, de modo a desenvolver o turismo na região amazônica, tão sacrificada pela distância e pela falta de atenção dos órgãos federais”, destacou Paulo Tadros, presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade do Amazonas (Cetur-AM) e vice-presidente da Fecomércio AM.
As contribuições coletadas servirão de base para a consolidação de uma agenda estadual do turismo, abordando pontos estratégicos como modernização da infraestrutura, sustentabilidade, acessibilidade, capacitação profissional e incentivo à economia criativa. A meta é assegurar que o turismo seja tratado como política de Estado, reconhecido como setor essencial para a geração de empregos e para o crescimento econômico.
“É fundamental que o turismo seja incorporado à agenda econômica nacional não apenas como atividade de lazer, mas como motor de desenvolvimento. Investir em políticas estruturantes e na simplificação de processos pode gerar impacto direto no PIB e contribuir para reduzir desigualdades regionais”, destaca o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.
Além do debate, os participantes terão acesso à plataforma Painel Vai Turismo: Inteligência Competitiva, que reúne dados estratégicos e mais de 1,2 mil projetos cadastrados em todo o Brasil. Com as oficinas, a CNC reafirma seu compromisso em promover um diálogo amplo e participativo, orientando políticas públicas e privadas voltadas ao desenvolvimento econômico, social e cultural em todo o país.
Para o vereador João Carlos, “foi uma grande satisfação participar de uma reunião da CNC com a Cetur, e fazer parte de um grupo tão seleto de mentes brilhantes. O que foi tratado aqui demonstra a preocupação com o desenvolvimento do comércio e do turismo, e a responsabilidade de mobilizar os governos para soluções que fortaleçam nossa sociedade e mostrem ao Brasil que o Amazonas tem um povo que trabalha, respeita e merece ser respeitado.”
Para Roselene Medeiros, Coordenadora de Desenvolvimento de Produto Turístico Regional da Embratur, “essas oficinas são fundamentais para transformar nossas demandas em um documento concreto a ser apresentado aos candidatos. Assim, podemos acompanhar e cobrar que o que foi proposto seja efetivamente colocado em prática pelo próximo governo.”
Agenda
Em setembro, as oficinas ocorrem nos seguintes estados: Bahia (17/09, às 10h), Rio Grande do Sul (18/09, às 10h), Amazonas (22/09, às 15h), Maranhão (29/09, às 15h) e Pará (30/09, às 15h). Em outubro, a programação segue em Sergipe (02/10, às 15h), Paraíba (07/10, às 10h), Paraná (23/10, às 15h), Amapá (28/10, às 10h), Acre (29/10, às 11h) e Mato Grosso do Sul (30/10, às 15h).
Postar um comentário