Seminários da Amazônia discutem hiper dominância de árvores na América tropical e subtropical

Seminários da Amazônia discutem hiper dominância de árvores na América tropical e subtropical


O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza, no dia 7 de agosto, a 11ª edição dos Seminários da Amazônia, com o tema “A hiperdominância de árvores na América tropical e subtropical". A palestra será ministrada em inglês por Viviana Ceccarelli, da Universidade de Leeds- Reino Unido, a partir das 16h, no Centro de Convivência do Instituto (Prédio 97), Campus I. 

A  pesquisadora, estuda como poucas espécies podem concentrar até 50% da abundância, biomassa ou produtividade em uma biorregião. O fenômeno, conhecido como hiperdominância arbórea, permite compreender de forma mais objetiva a dinâmica das florestas tropicais e savanas, facilitando o monitoramento de como esses ecossistemas respondem às mudanças climáticas globais.

Segundo Ceccarelli, o estudo utilizou 3.594 parcelas de florestas e savanas para investigar a hiperdominância em 12 biorregiões da América tropical e subtropical. A pesquisa buscou identificar as espécies hiperdominantes, analisar as diferenças entre regiões e avaliar a influência de variáveis ambientais e biogeográficas.

Sobre a palestrante

Viviana Ceccarelli integra o Grupo de Ecologia e Mudança Global da Universidade de Leeds. Seu projeto investiga os fatores que impulsionam o sucesso ecológico e a dominância de determinadas espécies, além de estudar a vulnerabilidade das florestas tropicais sul-americanas diante das mudanças do clima, analisando como isso pode transformar a composição florística dessas áreas.
A palestra 

A iniciativa integra os Seminários da Amazônia, que têm como objetivo promover debates sobre temas científicos e ambientais de relevância global. A palestra ocorre de forma quinzenal e aberta ao público interno e externo. 

Fonte: Ascom/Inpa
Banner: Tito Fernandes- Editora Inpa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

TCE AM

http://www2.tce.am.gov.br