A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), deu início, nesta segunda-feira, 4/8, à nova etapa do programa “Mutirão no Bairro”, com uma grande ação de abordagem social no Centro da cidade
Nesta primeira fase, as equipes da secretaria atuaram em quatro áreas prioritárias, mapeadas pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC): orla da Manaus Moderna, praça da Polícia, praça da Matriz e praça dos Remédios.
O secretário da Semasc, Saullo Vianna, destacou que o enfrentamento à situação de rua passa, necessariamente, pelo combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado. Segundo ele, o trabalho integrado entre as secretarias é essencial para transformar a realidade da região central da cidade.
“Muitas vezes se aponta que o problema do Centro são as pessoas em situação de rua, mas a raiz está no tráfico de drogas e no crime organizado. Essas pessoas são vítimas dessa realidade e, por isso, nossa equipe de abordagem social atua oferecendo acolhimento, tratamento e oportunidades. A Prefeitura de Manaus, com a participação de 16 secretarias, está realizando uma grande operação de reordenamento e ocupação e a Semasc têm um papel essencial nesse processo. Estamos aqui para estender a mão, reconstruir vínculos e garantir um atendimento contínuo e humanizado para quem mais precisa”, afirmou o secretário.
Foram realizados cerca de 100 atendimentos sociais, com foco na escuta qualificada, identificação de necessidades e encaminhamentos para abrigos e instituições parceiras especializadas no tratamento da dependência química.
A ação também contou com um ponto fixo de atendimento na galeria dos Remédios, onde foram oferecidos serviços de orientação e atualização do Cadastro Único, porta de entrada para benefícios sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.
A operação conta com a participação de 16 secretarias municipais e tem como objetivo requalificar 49 ruas do Centro de Manaus, por meio de uma ação coordenada que envolve serviços de infraestrutura, limpeza urbana, mobilidade, ordenamento do espaço público e assistência social, promovendo mais dignidade e qualidade de vida para a população.
Fotos :Diego Lima/ Semasc
Postar um comentário