Ministério Público investiga falta de medicamentos para tratamento psicossocial no CAPS de Humaitá

Ministério Público investiga falta de medicamentos para tratamento psicossocial no CAPS de Humaitá

Visita ministerial ao Centro de Atenção Psicossocial registrou descaso com o tratamento de pacientes psiquiátricos_ 

Após denúncia de suposta negligência no tratamento de pacientes psiquiátricos em Humaitá, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) instaurou a Notícia de Fato nº 163.2025.000029 para investigar a ausência de medicamentos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. O procedimento foi determinado pelo promotor de Justiça Weslei Machado Alves, titular da 1ª Promotoria da Comarca de Humaitá.

A ação decorre de uma denúncia sobre a ausência de diversos medicamentos indispensáveis para tratamento psiquiátrico, falta de distribuição de medicamento de uso controlado, remédios com prazo de validade próximo ao vencimento e omissão reiterada da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na compra dos medicamentos, visto que, de acordo com o denunciante, a situação acontece desde 2024. 

Em visita ministerial realizada no último dia 6 de agosto, a promotoria comprovou a procedência das denúncias. De acordo com o despacho, de autoria do promotor Weslei Machado, a vistoria “constatou a veracidade das informações, com a ausência quase completa de medicamentos indispensáveis ao tratamento de doenças psiquiátricas”. “Tem-se a indicação de um grave descaso com pacientes para a regulação e estabilização de suas patologias”, comentou o promotor, em um trecho do documento. 

Diante da grave violação de direitos, do descaso com a saúde pública e do prejuízo ao tratamento psicossocial dos pacientes, a promotoria determinou que a Semsa e a Prefeitura Municipal de Humaitá, no prazo de 20 dias, prestem informações sobre a disponibilização da medicação solicitada por meio do “Orçamento de Medicamentos 2025” e apresentem um cronograma para a distribuição dos medicamentos aos pacientes. 


Foto: Reprodução

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

TCE AM

http://www2.tce.am.gov.br