A Coordenação do PREVFOGO-AM traz para os brigadistas do Amazonas o Curso de Motosserrista, um importante treinamento que busca oferecer mais segurança e habilidade nas ações realizadas pelas brigadas na prevenção e combate aos Incêndios florestais em áreas federais.
O Curso de Motosserrista é focado no manejo adequado do equipamento em situações que envolvem fogo, onde ocorrem queda de árvores por incêndios florestais e que precisam ser removidas para acesso dos brigadistas e também para impedir que o incêndio continue.
O fardamento do Brigadista Motosserrista é diferenciado do fardamento de um brigadista sem este curso. O EPI é laranja, e o roupão possui várias camadas de linhas de material metálico que impedem em um acidente com motosserra que esta venha a lesionar o brigadista. No PREVFOGO apenas brigadistas capacitados podem fazer uso de motosserras.
Nas ações de prevenção, como os aceiros que são trechos de solo limpo sem material orgânico para queimar, o corte de troncos caídos é uma atividade importante pois evita que um incêndio se alastre para a área depois do aceiro.
A região central do Amazonas conta com três brigadas federais, são elas: Brigada São Félix em Autazes, Brigada Curupira em Nova Olinda do Norte e a Brigada Andirá em Barreirinha. Todas essas brigadas estão em território indígena e atuam fortemente nessas áreas com atividades de educação ambiental, plantio de mudas de árvores nativas e o combate aos Incêndios florestais.
"O curso prepara para uma função essencial quando da atuação na prevenção e combate aos incêndios. Nossos provisionais estarão preparados para cumprir essa missão", são palavras do Superintendente do IBAMA-AM, Joel Araújo.
Fonte: Divulgação Ibama-AM/ASCOM.
Postar um comentário