Big band de Alagoas apresenta concerto ‘Meu Brasil Nordestino’ com entrada gratuita no Teatro Amazonas

Big band de Alagoas apresenta concerto ‘Meu Brasil Nordestino’ com entrada gratuita no Teatro Amazonas

 

Hoje, a orquestra alagoana traz vozes de Eliezer Setton e Rebeca Deleu ao palco do festival de jazz 

Um dos mais expressivos coletivos instrumentais do país, a Orquestra Som do Nordeste desembarca em Manaus, pela primeira vez, para apresentar “Meu Brasil Nordestino”, um concerto em exaltação ao autêntico sotaque alagoano, com as emocionantes vozes de Eliezer Setton e Rebeca Deleu, dois ícones da música regional. O show compõe a programação do Amazonas Green Jazz Festival 2025, nesta quinta-feira (07/08), às 20h, gratuitamente, no palco do Teatro Amazonas, no Centro.

O concerto integra o projeto “Meu Brasil Nordestino”, que é fomentado pela Bolsa Funarte de Música Pixinguinha 2023, e tem o objetivo de promover um intercâmbio artístico e cultural que fortaleçam a cooperação entre Norte e Nordeste.

Fundada no estado de Alagoas, em 2023, a Orquestra Som do Nordeste é uma big band formada por 19 músicos, que se diferencia por ter um amplo repertório que contempla as raízes nordestinas da sua identidade, unindo-se à música universal. Além disso, o grupo ganhou notoriedade por realizar o primeiro concerto sensorial e inclusivo do estado de Alagoas, com uso de bexigas para percepção das vibrações, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e participação ativa da comunidade com deficiência.

Quem lidera a banda é o maestro, trombonista, arranjador, produtor cultural e músico formado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Rony Ferreira. Apaixonou-se pela música aos 11 anos e tem mais de duas décadas de carreira, sendo aluno de músicos importantes, como Tarciso Pereira e Vittor Santos.

O espetáculo “Meu Brasil Nordestino” celebra a diversidade cultural por meio de arranjos orquestrais que dialogam com o boi alagoano, forró, folguedos, frevo, baião, maracatu, ijexá e outros ritmos como samba jazz, pop, bossa nova, além de ter sido selecionado pelo edital Rede das Artes – Bolsa Funarte Rede das Artes 2023.

Sob direção de Rony Ferreira, com a participação especial do compositor Eliezer Setton, referência no forró e na música alagoana, e da cantora Rebeca Deleu, uma notória revelação, emprestarão suas emocionantes vozes em uma noite inesquecível no palco do Teatro Amazonas 

“Receber um grupo tão representativo, ao lado de artistas que fortalecem a cultura nordestina, é muito gratificante. Essa presença soma ao nosso objetivo de promover o intercâmbio cultural entre a Amazônia, o Brasil e o mundo”, afirma Rui Carvalho, diretor artístico do festival. 

Sobre o Amazonas Green Jazz Festival

O Amazonas Green Jazz Festival é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Novidades e mais informações estão disponíveis no Portal Cultura do AM e no site oficial do Amazonas Green Jazz Festival, além das redes sociais: @culturadoam e @amazonasgreenjazzfestival.

 

FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

TCE AM

http://www2.tce.am.gov.br