Em Brasília, Amazonas recebe certificado sanitário de estado livre de febre aftosa sem vacinação

Em Brasília, Amazonas recebe certificado sanitário de estado livre de febre aftosa sem vacinação

Documento foi entregue por representante do Mapa ao diretor-presidente da Adaf, José Omena 

O Amazonas recebeu do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) o documento que comprova o status sanitário internacional de livre de febre aftosa sem vacinação.  O certificado foi entregue ao diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Adaf), José Omena, nesta terça-feira (29), em uma cerimônia em Brasília.

Em maio deste ano, a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) certificou o Brasil como livre de febre aftosa sem vacinação, o mais alto status sanitário nesse segmento. A entrega do documento aconteceu em Paris, onde está sediado o organismo internacional.

Agora, o Mapa entregou o certificado individualmente a cada um dos 22 estados que evoluíram para o novo status sanitário, que passa a abranger todas as regiões do país.

Representando o ministério, participaram da entrega o diretor do Departamento de Saúde Animal, Marcelo Mota, o coordenador geral de Trânsito, Quarentena e Certificação Animal, Bruno Cotta, o coordenador do Programa de Avaliação da Qualidade e Aperfeiçoamento dos Serviços Veterinários (Quali-SV), Geraldo Moraes, a coordenadora da Divisão de Controle da Brucelose e da Tuberculose Animal, Patrícia Ferreira, e a coordenadora de vigilância em febre aftosa, Mirela Eidt.

Na prática, o novo status representa para os pecuaristas redução de gastos com vacinação e ampliação de mercado, colocando o Amazonas e o restante do país como exportador seguro de proteína animal.

“Agora o Amazonas está de fato e de direito livre da febre aftosa sem vacinação. Isso só reforça ainda mais a responsabilidade da Adaf, do Estado e dos pecuaristas na vigilância sanitária dos nossos rebanhos. Reforço, ainda, agradecendo todo o esforço dos servidores, o esforço do Governo do Estado e o esforço de todos aqueles que participaram diretamente e indiretamente para a gente chegar a esse status Livre de Febre Aftosa sem Vacinação”, comemorou Omena.

A certificação é uma porta para alavancar ainda mais a pecuária amazonense, com a possibilidade de exportar para países que só compram proteína animal de locais com esse status.


                               Diretor-presidente da Adaf, José Omena


Foto: Caetaninha Cavalcanti/Adaf


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

TCE AM

http://www2.tce.am.gov.br