Pontífice destaca a importância da ecologia e pede compromisso com a preservação ambiental
Vaticano - Mesmo hospitalizado por uma pneumonia bilateral, o papa Francisco enviou, nesta quarta-feira (05/03), uma mensagem especial aos fiéis brasileiros. No comunicado, o pontífice parabeniza a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pela Campanha da Fraternidade de 2025, cujo tema é “Fraternidade e Ecologia Integral”. “Com este dia de jejum, penitência e oração, iniciamos a Quaresma deste Ano Jubilar da Encarnação”, escreveu Francisco, destacando que a campanha reforça o chamado para uma conversão ecológica baseada em sua encíclica Laudato Si’ e na exortação apostólica Laudate Deum.
O papa também alertou para a necessidade urgente de mudança de atitude em relação ao meio ambiente. “Nestes documentos, quis chamar a atenção de toda a humanidade para a urgência de uma necessária mudança de atitude em nossas relações com o meio ambiente, recordando que a atual ‘crise ecológica é um apelo a uma profunda conversão interior’”, afirmou. Citando São João Paulo II, Francisco reforçou que a humanidade deve ser mais sensível à preservação da natureza e ressaltou a importância de permitir que o meio ambiente "descanse das nossas explorações gananciosas”.
Outro ponto destacado na mensagem foi a realização da COP 30, que ocorrerá em Belém do Pará, em novembro. O papa expressou seu desejo de que a conferência resulte em compromissos concretos para enfrentar a crise climática. “O tema da Campanha da Fraternidade deste ano expressa também a disponibilidade da Igreja no Brasil em dar a sua contribuição para que, durante a COP 30, as nações e os organismos internacionais possam comprometer-se efetivamente com práticas que ajudem na superação da crise climática”. Por fim, Francisco concedeu sua bênção apostólica ao povo brasileiro e pediu orações por sua recuperação.
Postar um comentário