Maternidade Moura Tapajóz realiza roda de conversa sobre fibromialgia

Maternidade Moura Tapajóz realiza roda de conversa sobre fibromialgia

Conscientização sobre o Fevereiro Roxo e Laranja na Maternidade


Manaus/AM - A Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), promoveu, no dia 19 de fevereiro, uma roda de conversa sobre fibromialgia, em alusão à campanha “Fevereiro Roxo e Laranja”, que visa aumentar a conscientização sobre doenças como lúpus, Alzheimer e fibromialgia. A campanha, criada em 2014, destaca a importância de informar a população sobre doenças crônicas e incuráveis. O evento, conduzido pela psicóloga Raquel Floriano e pelo médico Marcos Oliveira, abordou aspectos médicos e emocionais dessa síndrome dolorosa.

A fibromialgia é caracterizada por dor crônica generalizada, principalmente na musculatura, além de sintomas como fadiga, distúrbios do sono e alterações emocionais, como ansiedade e depressão. O médico Marcos Oliveira ressaltou que, apesar de não haver cura, a qualidade de vida do paciente pode ser significativamente melhorada com diagnóstico precoce e acompanhamento contínuo. Ele enfatizou que campanhas de conscientização ajudam a promover um acolhimento mais empático e eficaz para os pacientes afetados pela doença.
A programação do Fevereiro Roxo na MMT incluirá uma Oficina de Artes e Saúde Mental, a ser realizada em 27 de fevereiro pela cientista social Virna Lisi.

A oficina abordará as terapias artísticas como ferramentas para o apoio psicológico de pacientes e cuidadores. A enfermeira obstetra Núbia Cruz, diretora da MMT, ressaltou que essas ações visam promover o bem-estar e inclusão, além de reforçar o compromisso da maternidade com a saúde e qualidade de vida de seus servidores e pacientes.

Fonte: MMT/Semsa
Foto: Divulgação 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

TCE AM

http://www2.tce.am.gov.br

Lastra Cestas