Bloco de rua 'João Valente na Folia’ traz temática de cuidados com crianças no Carnaval

Bloco de rua 'João Valente na Folia’ traz temática de cuidados com crianças no Carnaval

Devidamente fantasiados, alunos, pais e educadores da escola municipal João Valente, da Prefeitura de Manaus, no bairro Betânia, zona Sul, participaram, nesta sexta-feira, 28/2, do bloco de rua "João Valente na Folia”, que percorreu o entorno da unidade de ensino, com temáticas de cuidados às crianças, como o trabalho infantil, prevenção ao consumo de álcool por menores, exploração infantil, desaparecimento infantil e violência sexual infantil, no Carnaval.

A ação faz parte da Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval 2025, com o slogan “Pule, brinque e cuide”, que tem a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe), como parte das Redes Nacionais de Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes. Dentro dessa iniciativa, são desenvolvidas várias ações pedagógicas com os alunos de toda a rede municipal de ensino.


O objetivo da campanha é conscientizar a sociedade, especialmente as famílias, sobre a importância da proteção integral de crianças e adolescentes no período carnavalesco, promovendo cuidados e atitudes responsáveis que garantam segurança e bem-estar.

De acordo com a professora de educação física, Vanusa Peixoto, uma das coordenadoras da programação na escola, a temática é tratada pela coordenação pedagógica, de forma muito intensa, com os alunos e os pais.

“A escola sempre trabalha com a comunidade, porque somos uma família. Este ano, fomos convidados por várias instituições para trabalhar as temáticas, que acontecem sempre na época de Carnaval, como abandono infantil, exploração sexual e consumo de álcool por menores. A escola resolveu aceitar o convite, trabalhar os assuntos em sala de aula e colocar a voz também na rua. É dever da unidade de ensino levar esta mensagem, para conscientizar, sensibilizar, esta é a nossa função”, explicou.

Participante da programação, a secretária Debora Mascarenhas, 35, mãe do aluno do 3º ano do ensino fundamental, Miguel Mascarenhas, 8, participou do bloco e aprovou a iniciativa da escola João Valente.

“Acho importante trabalhar esses assuntos com os alunos, com a comunidade, com os pais, para que todos possam, juntos, lutar contra essas questões de exploração, assédio, para a proteção das crianças. É uma iniciativa muito legal e muito importante da Semed, da escola como um todo”, destacou.

A assessora técnica da Gacpe, Sandra Linea, destacou o trabalho da Prefeitura de Manaus, por meio da Semed, em toda a rede das campanhas nacionais, bem como a participação e apoio dos profissionais da educação, em prol dos cuidados com as crianças.

“É importante que toda comunidade se mobilize para a proteção de crianças e adolescentes. É uma grande mobilização, é importante que alunos e pais venham para a escola e possam refletir, neste momento de festa, sobre temas de proteção ao público infantojuvenil. A Semed abraça todas essas campanhas nacionais, faz parte da rede de proteção, juntamente com outras secretarias da Prefeitura de Manaus”, disse.


Fotos:Ulisson Santos/Semed

 


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

TCE AM

http://www2.tce.am.gov.br

Lastra Cestas