Pesquisa pioneira revela avanços no combate à doença que afeta cupuaçu e cacau
Brasília/DF- Pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF) identificaram genes do cupuaçu (Theobroma grandiflorum) relacionados à resistência e à suscetibilidade ao fungo Moniliophthora perniciosa, causador da vassoura-de-bruxa. O estudo utilizou o sequenciamento de alta profundidade do transcritoma, ferramenta que analisa a expressão gênica em grande escala, para entender os mecanismos de defesa da planta.
A doença, que provoca deformações nos galhos e enfraquece a planta, traz grandes prejuízos para as culturas do cupuaçu e do cacau. Os resultados da pesquisa abrem caminho para o desenvolvimento de marcadores moleculares, novas estratégias de controle e seleção de plantas resistentes.
A pesquisa também identificou genes que poderão ser usados em estudos futuros para melhorar características como produtividade e qualidade dos frutos. Em parceria com a Embrapa Agricultura Digital, está em desenvolvimento uma molécula capaz de inibir o fungo, com potencial de controle sobre outras pragas, como a Moniliophthora roreri.
Além da Embrapa, o estudo contou com a participação de instituições como a Uesc (BA), UnB, Cirad (França) e Ceplac (PA).
Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Fotos: Ronaldo Rosa/ Lucília Marcelino
Postar um comentário