Vila de Lindóia aprova a nova iluminação pública de LED, pela melhoria do convívio social e mais segurança


A comunidade fica em Itacoatiara, onde o programa Ilumina+ Amazonas concluiu a implantação das novas luminárias

A chegada do Programa Ilumina+ Amazonas em Vila de Lindóia, em Itacoatiara (a 175 quilômetros de Manaus), está proporcionando a melhoria do convívio social e mais segurança para a trafegabilidade de veículos na comunidade, localizada no quilômetro 180 da AM-010. O programa, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, está substituindo as lâmpadas tradicionais por LED, modernizando a iluminação pública do interior.

No local, dos 270 postes que receberam luminárias de LED, 41 estavam sem nenhum tipo de iluminação. Ou seja, área equivalente a 15% da comunidade saiu da escuridão total para ganhar um novo sistema, que ilumina mais que as lâmpadas tradicionais e com menor impacto ao meio ambiente.

O programa está mudando a realidade das cidades no interior, ao substituir as lâmpadas a vapor de mercúrio, vapor metálico e vapor de sódio, por luminárias de LED. “É uma mudança total de paradigma. São inúmeros os benefícios da luminária de LED e isso, em uma comunidade rural no interior do Amazonas, tem um impacto gigantesco”, observa o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo.

Segundo maior município do interior do Amazonas, com mais de 102 mil habitantes, Itacoatiara já conta com iluminação de LED em 100% dos bairros da área urbana e, também, em outras duas comunidades rurais, além de Vila de Lindóia - Jacarezinho e Nova Jerusalém. Os trabalhos de execução no município foram concluídos nessa terça-feira (02/08)

“O serviço que foi feito em Itacoatiara é inquestionável na questão da segurança, economia e convívio social. No interior ainda existe a conversa de pé de cerca. E não dava para ter uma conversa de pé de cerca com a luz apagada ou escura. Ao final do dia, como as ruas estão bem iluminadas, você vê o maior número de pessoas do lado de fora das casas”, destaca o secretário municipal de Infraestrutura do município, Jeordane Andrade, sobre a rotina dos moradores da vila após a chegada do Ilumina+ Amazonas.

A ponte sobre o Rio Urubu, com cerca de 200 metros de extensão, que dá acesso à Vila de Lindóia, está entre os locais que tiveram a paisagem alterada pelo Ilumina+ Amazonas. “O avanço foi muito positivo. Como estava escuro, com a falta de atenção, o risco de acidente era muito grande. Muitas vezes você está dirigindo na estrada e, em um cochilo, já está caindo no barranco”, completa Jeordane Andrade.

Festa da Fogueira– Nesse fim de semana, a comunidade promoveu, com a presença de cerca de 7 mil pessoas, a 18ª Festa da Fogueira, tendo a nova iluminação como um dos atrativos, clareando ainda mais a noite de comemoração.

Desde maio, o programa Ilumina+ Amazonas segue em ritmo avançado e já alcançou 39% de execução, com 23,4 mil luminárias instaladas das 59,5 mil planejadas até o final do ano. Ao todo, 28 municípios do Estado serão contemplados nesta primeira fase do programa.

Além de Itacoatiara, o programa já está concluído em Tefé, Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Urucurituba, Autazes, Boa Vista do Ramos e em quatro comunidades de São Sebastião do Uatumã. Os trabalhos avançam em Rio Preto da Eva e Humaitá. As cidades de Presidente Figueiredo e o Distrito de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré, serão os próximos a receber o programa.


FOTO: Divulgação/Prefeitura de Itacoatiara

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem