Iniciativa da Defensoria no Alto Solimões vai ampliar fornecimento de água potável para comunidades indígenas

Iniciativa da Defensoria no Alto Solimões vai ampliar fornecimento de água potável para comunidades indígenas

Das 240 aldeias da região, 85% não têm sistema de água potável; Prefeitura de Benjamin Constant foi a primeira a fechar acordo com a DPE-AM

Um acordo firmado entra a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE/AM), a Prefeitura Municipal de Benjamin Constant e o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) vai intensificar a instalação de poços artesianos em comunidades indígenas do Alto Solimões, que sofrem sem acesso à água potável.   

Batizado de “Projeto Moringa”, a parceria tem como objetivo dar celeridade a ações já empreendidas pelo governo federal, a fim de ampliar a quantidade de comunidades constantes no Plano Plurianual do Ministério da Saúde para serem contempladas com poços artesianos. 

Das 240 aldeias do Alto Solimões, 85% não têm sistema de água potável. “Esse é um direito fundamental, uma necessidade básica e um investimento em saúde”, disse o defensor público geral, Ricardo Paiva. 

A assinatura do acordo ocorreu na última quinta-feira (21), na sede da Prefeitura de Benjamin Constant, e contou com a presença do prefeito da cidade, David Bemerguy, do defensor público Murilo Breda, coordenador do Polo da DPE-AM no Alto Solimões, além de Ricardo Paiva. 

Pela parceria, o município de Benjamin Constant se comprometeu a, junto com a Defensoria e o DSEI Alto Solimões, “empreender esforços conjuntos para superar, gradativamente, a situação atual de insuficiência de água potável nas comunidades da região do Alto Solimões, no Estado do Amazonas”. A ideia é ampliar e acelerar a construção de poços artesianos do “Projeto Chafariz”, que consta de Plano Plurianual do Ministério da Saúde e é conduzido pelo DSEI.  

A iniciativa do Polo da Defensoria no Alto Solimões se deu após uma série de visitas de defensores públicos às comunidades indígenas para ações da DPE-AM, quando constataram in loco que centenas de moradores da região não têm direito ao fornecimento de água potável.  

Como registra o defensor público Murilo Breda, a partir de julho de 2021 ele e o colega Rodrigo Santos Valle, juntamente com representantes do DSEI Alto Solimões, passaram a realizar visitas aos municípios de Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá e Tonantins, para tratar com os gestores sobre a falta de água potável em dezenas de comunidades da região. 

Com isso, um modelo de parceria passou a ser desenhado, a fim de que os municípios forneçam materiais e insumos e, com o apoio técnico da equipe federal do DSEI, além da intermediação e assessoria jurídica da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, seja intensificada a instalação de poços do “Projeto Chafariz”, este ligado à União, “executando-se mais obras do que o previsto unicamente pelo órgão federal”.

A ideia é estender a parceria para São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá e Tonantins. De acordo com o defensor Murilo Breda, a concretização da parceria “busca levar o fornecimento de água potável para dezenas de comunidades, além das já previstas no Plano Plurianual da União, conduzido pelo DSEI”.

Conforme o acordo, o DSEI Alto Solimões irá fornecer aos municípios parceiros a lista de materiais necessários à efetivação da instalação dos poços, bem como a estimativa de valores, “para que cada um possa avaliar as possibilidades financeiras locais e, assim, realizar as contratações públicas necessárias à participação na parceria”.


fotos: André Alves/DPE-AM

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem