Prefeitura amplia serviços e atendimento no terceiro dia de ação para reordenamento do Viver Melhor

Prefeitura amplia serviços e atendimento no terceiro dia de ação para reordenamento do Viver Melhor

No terceiro dia de ações para requalificação dos espaços públicos e melhoria do tecido urbano no residencial Viver Melhor, primeira etapa, zona Norte, a Prefeitura de Manaus, em ação integrada com diversas secretarias, realizou a retirada e remoção de um total de 110 estruturas de madeira, paus, lonas e barracas que obstruíam indevidamente o canteiro central do conjunto.

Os trabalhos se concentram ao longo da avenida Comendador José Cruz e outras 45 estruturas estão sendo removidas pelos ocupantes do espaço, de forma voluntária. O canteiro central amplo faz parte do sistema viário e seu uso para comércio é indevido.

Paralelo ao trabalho para ordem do espaço público, ocupado irregularmente, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) está fazendo o atendimento de comerciantes informais no Centro de Educação Infantil (Cmei) Professor Caio Carlos Frota de Medeiros, no Santa Etelvina, zona Norte.

Os vendedores informais que atuavam de forma irregular estão sendo cadastrados para que posteriormente possam ser realocados, conforme disposição de vagas, de forma ordenada e autorizada pela Prefeitura de Manaus.

O espaço que vão ocupar, no próprio residencial, está sendo preparado em um lote, ao lado da feira na área. O lugar já está recebendo intervenções das Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminf) e de Limpeza Urbana (Semulsp).

Até o momento, conforme dados da Semacc, 140 ambulantes foram cadastrados desde segunda-feira, 6/6.

Melhorias

A ação para revitalização foi determinada pelo prefeito David Almeida na semana passada, que anunciou um choque de ordem para promover a revitalização do conjunto habitacional.

Entre as medidas implementadas no local estão a retirada das construções realizadas ao longo do canteiro central e nas calçadas, liberando o acesso dos pedestres.

"Vamos devolver à população essa área de convivência e realocar esses empreendedores, para que eles tenham condições de conseguir o seu sustento de uma forma organizada", disse Almeida.

Segundo o vice-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, é preciso um mínimo de ordem urbana nos espaços públicos, que devem servir a todos, até para o bem-estar e segurança da própria população.

O aglomerado de barracas e estruturas dava ao canteiro central um excesso de poluição visual, prejudicando inclusive a visão dos motoristas e dando ao local uma paisagem degradada com o mau uso.

“As calçadas e canteiros centrais estão sendo invadidos para atividades comerciais, impedindo a livre circulação das pessoas e tirando a qualidade urbana da cidade. Na sequência, o espaço receberá serviços de limpeza urbana, recuperação asfáltica e ordenamento”, disse Andrade.

Os trabalhos começaram com a retirada de dezenas de estruturas deixadas apenas para marcar o território, sem ocupação, instaladas no canteiro central indevidamente. As famílias que estavam com barracas e fazendo do comércio informal uma renda vão receber atendimento para que possam ser realocadas.

Na ação integrada, o Implurb identificou dezenas de ocupações irregulares e não passíveis de regularização no canteiro central, área pública. Participam ainda da ação, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Polícia Militar e Grupo de Operações Especiais (GOE)/Guarda Municipal.

“Estamos devolvendo harmonia urbana e melhorando a trafegabilidade de veículos e pessoas. E que as famílias que ali residem possam ter um ambiente melhor para viver”, completou Claudemir Andrade.

Mais serviços

O prefeito David Almeida informou, na semana passada, que irá assinar a ordem de serviço para reconstruir a antiga creche do conjunto, abandonada desde a última gestão.

"Vou homologar a licitação e assinar a ordem de serviço para a finalização da creche do Viver Melhor, que está abandonada há anos. Nós já demos a ordem de serviço para construir a maior Unidade Básica de Saúde da cidade no conjunto. Além disso, já temos planejada a implantação de um novo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para atender as demandas da população. Vamos trazer dignidade aos moradores da área", destacou o prefeito.

O conjunto Viver Melhor também receberá ações do programa “Asfalta Manaus”. No total, mais de 30 ruas vão receber uma nova camada asfáltica.

 

Fotos:Divulgação / Implurb

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem