Manaus recebe fórum nacional sobre mobilidade urbana

O 111º Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana terá, nos dias 22 e 23 de junho, a cidade de Manaus como sede. O evento contará com a participação da presidência nacional da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP); do prefeito de Manaus, David Almeida; do diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins; além de representantes de várias cidades do Brasil, para compartilhar experiências e propor estudos e projetos para melhoria da qualidade da mobilidade urbana.

Para o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, o fórum é importante pela troca de informações entre gestores. “Teremos representantes de todas as regiões do Brasil e é importante a troca de informação sobre o que está sendo feito com relação ao transporte e trânsito. Existe uma busca muito grande para equacionar os problemas causados pela pandemia, como a queda de arrecadação e a necessidade de subsídios, assim como o melhor custo e controle das empresas de transporte. Quanto ao trânsito, devemos nos concentrar na busca incessante pela redução de mortes e melhoria da segurança no trânsito”, destacou.

Paulo Henrique frisou que Manaus vai apresentar temas em destaque na mobilidade. “A cidade de Manaus tem se tornado referência nacional quando o assunto é eletromobilidade - a busca pela troca da matriz para veículos elétricos. O prefeito David Almeida sai na frente na região e, mesmo no Brasil, porque ainda são poucas as cidades que têm investido nessa substituição. Há ainda a questão do subsídio e controle eficiente dos custos, para que não se cobre do cidadão uma tarifa mais elevada, então, esta experiência de Manaus nos subsídios tem levado outras cidades a observar esta experiência”, frisou o diretor-presidente do IMMU.

Fórum

Em Manaus, será o segundo fórum presencial, pós-pandemia. No evento, são discutidas proposições encaminhadas a instâncias de governo, seja Executivo ou Legislativo. Algumas destas já obtiveram sucesso, como a participação na elaboração da Lei 9.503, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro (CTB); na criação do Vale-Transporte; capacitação de gestores municipais; aprovação da Lei da Mobilidade Urbana; dentre outras propostas.

 

Fotos:Divulgação/IMMU


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem