Ipaam firma parceria com maior empresa de manejo florestal do mundo para ampliação de Bosque Ambiental do órgão

Ipaam firma parceria com maior empresa de manejo florestal do mundo para ampliação de Bosque Ambiental do órgão

Parceria acelera previsão de inauguração para julho deste ano

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) firmou parceria com a maior empresa de manejo florestal do mundo, a Mil Madeiras Preciosas, filial do grupo suíço Precious Woods, na quinta-feira (02/06). A empresa fará doação de madeiras com a finalidade de fomentar a ampliação do Bosque Ambiental do Ipaam, com a disponibilização de madeira licenciada para construção de toda a estrutura do bosque, inclusive, de um observatório.

O diretor-presidente do Instituto, Juliano Valente, deu as boas-vindas a empresa e ressaltou a visão educacional que o Bosque Ambiental apresentará com os diferentes exemplos de exploração florestal dispostos no local.

“O Bosque Ambiental do Ipaam passa a ter um parceiro de peso a partir de hoje. Além do uso das madeiras apreendidas, o Bosque também terá polos de madeira certificada, ou seja, madeira legalizada. Assim, o parque ecológico cumprirá seu papel pedagógico mostrando aos visitantes como a madeira deve ser explorada e como não deve ser”, ressaltou Valente.

Bosque Ambiental do Ipaam — As obras do bosque iniciaram em outubro de 2019, após uma equipe da Gerência de Recursos Minerais (GERM) do instituto constatar características de fragmento de vegetação primária e secundária de várzea nos fundos do perímetro do órgão, onde seria apropriado para a criação do espaço.

Em 2020 e 2021, a construção foi afetada por conta da pandemia da Covid-19, além dos poucos recursos para dar continuidade no plano, que se manteve apenas com manutenções até então.

O Bosque

O Bosque Ambiental é uma área de 27 mil metros quadrados, localizado na avenida Mário Ypiranga, zona centro-sul da capital. São cerca de três hectares de área verde que interliga a margem direita do Igarapé do Bindá.

O planejamento visa uma trilha ecológica de 400 metros, praça, lanchonete, maloca nativa, viveiro mirim de mudas florestais, espaço para biblioteca móvel, academia e outros.

Entre os principais propósitos do lugar estão a promoção da educação ambiental, por meio de atividades práticas e teóricas de conscientização e ainda, resgatar a sensibilidade da sociedade manauara pela proteção da biodiversidade.

Mil Madeiras Preciosas 

A nova parceira do Ipaam foi fundada em 1994 no Amazonas, pela Precious Woods, e fica situada no município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus). São cerca de 493.597 hectares explorados de forma legal no estado.

A empresa é referência mundial nas operações de manejo sustentável das florestas tropicais e produção industrial madeireira, licenciada, inclusive, pelo Ipaam para atividade de exploração no Amazonas.

Em nível mundial, a organização realiza o manuseio certificado das florestas de mais de 1,1 milhão de hectares, em países como Gabão, no continente africano, e colabora com a manutenção e armazenamento do dióxido de carbono (CO2), composto químico que provoca grave desequilíbrio no efeito estufa do planeta.

Segundo o diretor da Mil Madeiras Preciosas, João Cruz, a colaboração com a construção do Bosque Ambiental do Ipaam é uma oportunidade importante para evidenciar e estimular a exploração florestal de modo correto, legalizado e sustentável para garantir que a Amazônia continue de pé.

“Para nós é uma grande satisfação poder participar dessa parceria para o Bosque aqui do Ipaam. Com certeza será uma grande satisfação poder mostrar nosso trabalho, principalmente na questão de como manejar a floresta da forma correta. Hoje o Amazonas tem a disponibilidade da floresta, e a Mil Madeiras tem o grande know how em nível mundial de manejo das florestas de modo sustentável”, enfatizou João.

O Bosque Ambiental do Ipaam está previsto para inauguração em julho deste ano.

 

 

 

 

FOTOS: Divulgação/Ipaam

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem