Pesquisa Nacional de Saúde Bucal no Amazonas inicia na primeira quinzena de abril

Pesquisa Nacional de Saúde Bucal no Amazonas inicia na primeira quinzena de abril

Levantamento epidemiológico mapeia condições de saúde bucal da população brasileira

O estudo “SB Brasil”, que estuda as condições de saúde bucal da população, está de volta a partir de abril. O projeto é realizado a cada 10 anos, no âmbito da Política Nacional de Saúde Bucal, conhecida como Brasil Sorridente, implementada pelo Ministério da Saúde (MS). No Amazonas, o levantamento, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) em parceria com as prefeituras, iniciará por Manaus e será ampliado para outros 11 municípios do interior do estado.

Neste ano, aproximadamente 50 mil pessoas que moram em 422 municípios do país (395 cidades do interior, 26 capitais e o Distrito Federal), foram selecionadas para participar da pesquisa do MS. 

O secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, destacou a importância de a população receber em suas casas as equipes de saúde bucal da atenção primária à saúde. 

“O Projeto SB Brasil é essencial para dar suporte à vigilância em saúde da Política Nacional de Saúde Bucal. O levantamento serve como embasamento para o planejamento das ações e serviços nessa área e representa a continuidade e consolidação das ações que serão realizadas nos próximos anos. Portanto é importante a adesão da população para efetividade da pesquisa”, afirmou o secretário.

O objetivo do levantamento é proporcionar à gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) informações para o planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal, nas esferas nacional, estadual e municipal.

Os municípios do Amazonas que receberão as equipes, a partir da primeira quinzena de abril, são Borba, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, São Paulo de Olivença, Tefé e Urucurituba, além de Manaus.

O levantamento feito pelas equipes visa identificar doenças mais prevalentes, como cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, condições de oclusão, traumatismo dentário e o impacto dessas doenças na qualidade de vida, entre outros aspectos.

Pesquisa – A chefe do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégias da SES-AM, Viviana Almeida, ressaltou que as informações obtidas no levantamento contribuirão para identificar a atual realidade da saúde bucal no estado, permitindo avaliar a efetividade da atual política, sua evolução desde o último estudo, em 2010, e para a elaboração de uma consistente base de dados em saúde bucal da população.

“Essas informações que serão colhidas pelas nossas equipes servirão para avaliar o perfil epidemiológico em saúde bucal da população. Esse tipo de levantamento permitiu que a saúde bucal integrasse a Atenção Básica, e hoje compõe a Estratégia de Saúde da Família. Precisamos dessas informações para traçar metas e estratégias no âmbito da saúde como um todo”, disse Viviana.

Viviana Almeida enfatizou ainda que as equipes irão visitar as residências previamente selecionadas e, caso alguém seja compatível com a pesquisa, será convidado a participar. No momento da coleta de informação, as equipes irão aplicar questionários para saber mais sobre o perfil do participante e de sua família, além da realização do exame bucal.

 

FOTOS:Divulgação/SES-AM


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem