Em evento na CGE, presidente do TCE-AM fala sobre fortalecimento do controle interno

Em evento na CGE, presidente do TCE-AM fala sobre fortalecimento do controle interno

Durante o Encontro de Gestores, realizado pela Controladoria Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM), na sede do Governo do Estado, o presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro, palestrou sobre o fortalecimento do controle interno da administração pública na manhã desta segunda-feira (22).

Com a expertise de vida profissional no controle externo do TCE-AM, o presidente conversou com mais cem gestores dos principais órgãos do estado. O conselheiro Érico Desterro destacou sua experiência com o controle externo para, assim, valorizar um controle interno de qualidade.

“O controle externo, como é no Tribunal, não existe para valer se não houver controle interno de qualidade. Pode haver um grande esforço de se fazê-lo, mas se o controle não funcionar, o externo sempre ficará aquém”, destacou o presidente da Corte de Contas, conselheiro Érico Desterro.

O evento contou, ainda, com a premiação de cinco órgãos da administração direta e indireta, devido ao desempenho de boas práticas no controle interno. Foram premiados a Secretaria Estadual da Fazenda, a Polícia Civil do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas, Companhia de Desenvolvimento do Amazonas, e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Reconhecimento

O controle interno é definido como conjunto de políticas e procedimentos que são desenvolvidos para garantir razoável certeza acerca da confiança que pode ser depositada nas demonstrações financeiras e nos seus processos correlatos, incluindo a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial de um órgão público.

Para definir os cinco órgãos que mais se destacaram no âmbito do controle interno no âmbito do Amazonas, a CGE observou como critério os aspectos definidos pelo TCE-AM em atendimento à Resolução N° 05/90, com destaque à necessidade de um controle interno mais comprometido com a administração.


Foto: Divulgação TCE-AM

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem