Prêmio de histórias em quadrinhos que conta com apoio da Prefeitura de Manaus está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o 1º Prêmio Mapinguari de Quadrinhos, contemplado pelo Edital Prêmio Manaus Zezinho Corrêa 2021, da Prefeitura de Manaus, viabilizado por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), a partir desta quinta-feira, 3/2. Os profissionais quadrinistas da região Norte interessados em participar do concurso que vai premiar Histórias em Quadrinhos (HQs) e artistas, podem realizar a inscrição pelo site oficial da premiação: premiomapinguari.com.br, até o dia 20/2.

“Projetos como esse, apoiado pelos editais de cultura da gestão do prefeito David Almeida, tem como principal objetivo destacar os profissionais que produzem quadrinhos na região Norte. Assim como, exaltar a produção local da arte que agrada a todas as idades. E, para muitos iniciantes na área, é a porta de entrada para um mundo mágico de cores, formas, desenhos e leitura. E, neste mês, também estamos apoiando a ‘Semana do Quadrinho Nacional de Manaus’, com programação entre oficinas e palestras gratuitas na biblioteca municipal João Bosco Pantoja Evangelista,” pontuou o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira. 

As oito categorias da premiação são: Melhor Roteirista; Melhor Desenhista; Melhor Colorista; Melhor Arte-finalista; Melhor Banca ou Comic Shop (categoria de voto popular); Melhor Quadrinho; Melhor Tira ou Webquadrinho; e Melhor Subproduto ou Adaptação.

O prêmio, lançado pelo portal Mapingua Nerd no dia 10/1, teve a abertura oficial das inscrições realizada no último domingo 30/1, na biblioteca municipal João Bosco Evangelista, no Centro, durante o evento da “Semana do Quadrinho Nacional em Manaus”.

“Decidimos iniciar as inscrições no Dia do Quadrinho Nacional, porque é uma data importante no calendário de quem atua ou acompanha o meio, com eventos acontecendo em todo o Brasil, e combina com nosso objetivo com o prêmio, que é elevar ainda mais a qualidade e importância da produção nortista no cenário nacional” explicou o fundador do Mapingua Nerd, Thiago Henrik. 

Os inscritos serão avaliados por um time de jurados que conta com profissionais de destaque no cenário nacional e amplo conhecimento sobre a área, como Belle Felix, jornalista e editora na Panini Comics; Otoniel Oliveira, quadrinista, ilustrador, professor universitário e diretor de filmes de animação; Marcelo Naranjo, um dos editores do site Universo HQ e jurado do Troféu HQMix desde 2014; Sâmela Hidalgo, produtora editorial no Studio Eleven Dragons e curadora dos títulos da plataforma Social Comics; e Luiz Andrade, que é escritor, produtor, editor, colunista do Mapingua Nerd e membro da comissão organizadora do prêmio.

Com a abertura das inscrições, o portal Mapingua Nerd publicou um vídeo no seu canal do YouTube, que traz instruções para se inscrever e respostas para as principais dúvidas sobre o prêmio. O vídeo pode ser conferido no link: https://youtu.be/ZWlU3ykLD4o

Quem ainda tiver dúvidas ou precisar entrar em contato com a comissão organizadora deverá enviar um e-mail para contato@premiomapinguari.com.br. O anúncio dos indicados acontece no dia 25/3 e os vencedores serão revelados em 15/4.

Mapingua Nerd

O Mapingua Nerd é um movimento de valorização da cultura geek da região Norte que virou referência no assunto desde que surgiu em Manaus, em 2015. Desde então reúne uma equipe de voluntários apaixonados, criativos e talentosos de diversos estados da região, que, através de reportagens, podcast, vídeos e eventos, dão visibilidade a iniciativas locais e refletem a visão do nortista sobre o mundo nerd. 

Além do site (www.mapinguanerd.com.br), o Mapingua Nerd produz o podcast Taverna do Mapinguari, disponível no Spotify e em todos os agregadores, além de vídeos e outras publicações nos seus perfis no YouTube (/mapinguanerdbr), Facebook, Instagram e Twitter (@mapinguanerd).

Foto: Oliveira Junior / Manauscult

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem