Prêmio de histórias em quadrinhos que conta com apoio da Prefeitura de Manaus está com inscrições abertas

Prêmio de histórias em quadrinhos que conta com apoio da Prefeitura de Manaus está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o 1º Prêmio Mapinguari de Quadrinhos, contemplado pelo Edital Prêmio Manaus Zezinho Corrêa 2021, da Prefeitura de Manaus, viabilizado por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), a partir desta quinta-feira, 3/2. Os profissionais quadrinistas da região Norte interessados em participar do concurso que vai premiar Histórias em Quadrinhos (HQs) e artistas, podem realizar a inscrição pelo site oficial da premiação: premiomapinguari.com.br, até o dia 20/2.

“Projetos como esse, apoiado pelos editais de cultura da gestão do prefeito David Almeida, tem como principal objetivo destacar os profissionais que produzem quadrinhos na região Norte. Assim como, exaltar a produção local da arte que agrada a todas as idades. E, para muitos iniciantes na área, é a porta de entrada para um mundo mágico de cores, formas, desenhos e leitura. E, neste mês, também estamos apoiando a ‘Semana do Quadrinho Nacional de Manaus’, com programação entre oficinas e palestras gratuitas na biblioteca municipal João Bosco Pantoja Evangelista,” pontuou o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira. 

As oito categorias da premiação são: Melhor Roteirista; Melhor Desenhista; Melhor Colorista; Melhor Arte-finalista; Melhor Banca ou Comic Shop (categoria de voto popular); Melhor Quadrinho; Melhor Tira ou Webquadrinho; e Melhor Subproduto ou Adaptação.

O prêmio, lançado pelo portal Mapingua Nerd no dia 10/1, teve a abertura oficial das inscrições realizada no último domingo 30/1, na biblioteca municipal João Bosco Evangelista, no Centro, durante o evento da “Semana do Quadrinho Nacional em Manaus”.

“Decidimos iniciar as inscrições no Dia do Quadrinho Nacional, porque é uma data importante no calendário de quem atua ou acompanha o meio, com eventos acontecendo em todo o Brasil, e combina com nosso objetivo com o prêmio, que é elevar ainda mais a qualidade e importância da produção nortista no cenário nacional” explicou o fundador do Mapingua Nerd, Thiago Henrik. 

Os inscritos serão avaliados por um time de jurados que conta com profissionais de destaque no cenário nacional e amplo conhecimento sobre a área, como Belle Felix, jornalista e editora na Panini Comics; Otoniel Oliveira, quadrinista, ilustrador, professor universitário e diretor de filmes de animação; Marcelo Naranjo, um dos editores do site Universo HQ e jurado do Troféu HQMix desde 2014; Sâmela Hidalgo, produtora editorial no Studio Eleven Dragons e curadora dos títulos da plataforma Social Comics; e Luiz Andrade, que é escritor, produtor, editor, colunista do Mapingua Nerd e membro da comissão organizadora do prêmio.

Com a abertura das inscrições, o portal Mapingua Nerd publicou um vídeo no seu canal do YouTube, que traz instruções para se inscrever e respostas para as principais dúvidas sobre o prêmio. O vídeo pode ser conferido no link: https://youtu.be/ZWlU3ykLD4o

Quem ainda tiver dúvidas ou precisar entrar em contato com a comissão organizadora deverá enviar um e-mail para contato@premiomapinguari.com.br. O anúncio dos indicados acontece no dia 25/3 e os vencedores serão revelados em 15/4.

Mapingua Nerd

O Mapingua Nerd é um movimento de valorização da cultura geek da região Norte que virou referência no assunto desde que surgiu em Manaus, em 2015. Desde então reúne uma equipe de voluntários apaixonados, criativos e talentosos de diversos estados da região, que, através de reportagens, podcast, vídeos e eventos, dão visibilidade a iniciativas locais e refletem a visão do nortista sobre o mundo nerd. 

Além do site (www.mapinguanerd.com.br), o Mapingua Nerd produz o podcast Taverna do Mapinguari, disponível no Spotify e em todos os agregadores, além de vídeos e outras publicações nos seus perfis no YouTube (/mapinguanerdbr), Facebook, Instagram e Twitter (@mapinguanerd).

Foto: Oliveira Junior / Manauscult

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem