Ambulatório de Diversidade Sexual da Policlínica Codajás realiza ação em alusão ao Dia da Visibilidade Trans

Ambulatório de Diversidade Sexual da Policlínica Codajás realiza ação em alusão ao Dia da Visibilidade Trans

Os atendimentos são realizados de segunda à sexta, incluindo consultas em diversas especialidades médicas

Servidores do Ambulatório de Diversidade Sexual e Gênero da Policlínica Codajás, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizaram, nesta terça-feira (01º/02), uma ação de panfletagem e diálogo com pacientes que aguardavam atendimento na unidade.

A iniciativa teve o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do Dia da Visibilidade Trans, comemorado no dia 29 de janeiro. A data foi criada com o propósito alertar para os números alarmantes relacionados à violência e preconceito contra a população transsexual.

O diretor da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo, ressaltou que o diálogo com os pacientes que frequentam a unidade sobre a importância do respeito às pessoas trans contribui para uma sociedade mais humanitária.

“Temos nosso ambulatório, com nosso programa Transsexualizador, que hoje atende um público de 400 trans. Eles e elas recebem amor e atendimento de saúde. Além disso, precisamos informar a população sobre o direito que eles têm e também pedir mais respeito ao público trans, tornando assim nosso SUS mais humanizado”, destacou o diretor.

No panfleto, elaborado pelos servidores do ambulatório, os usuários tiveram acesso a informações sobre os serviços oferecidos e documentos necessários para participar do programa Transsexualizador e “Aprendendo a respeitar o nome social”.

Em janeiro, a Comissão Intergestores Bipartite do Amazonas (CIB) aprovou a pactuação de recursos para o Ambulatório de Diversidade. Os novos investimentos irão proporcionar melhorias no setor de saúde que atende o público Trans.

Sobre o Ambulatório - Criado em setembro de 2017 com 24 pacientes, o projeto “Processo Transsexualizador” hoje atende cerca de 400 pacientes fixos, que recebem atendimento e acompanhamento por uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiras, assistentes sociais, psicólogos, ginecologistas, fonoaudiólogos, endocrinologistas e entre outras especialidades.

Acolhimento – Entre os atendimentos prestados, na equipe de enfermagem o paciente recebe toda orientação para tramitação do nome social, descrito no cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Na psicologia, o paciente tem consultas individuais e personalizadas. Já no setor de ginecologia, endocrinologia e fonoaudiólogo, é realizado o manejo hormonal e acompanhamento da mudança de voz. 

O paciente tem o acompanhamento da harmonização, que dura em média dois anos, com exames clínicos e consultas, contribuindo assim, para melhoria da saúde mental. A Policlínica Codajás está localizada na Avenida Codajás, bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus. 

FOTOS: Islânia Lima/Policlínica Codajás 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem