Governo do Amazonas realiza curso de capacitação para egressos do sistema socioeducativo

Governo do Amazonas realiza curso de capacitação para egressos do sistema socioeducativo

Curso foi ministrado pela empresa Águias Soluções Empresariais

Para garantir que os socioeducandos do estado tenham oportunidade no mercado de trabalho, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou o curso de Refrigeração para adolescentes em pós-cumprimento de medida socioeducativa. A capacitação começou na segunda-feira (03/01) e foi concluída nesta sexta (07/01) no Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dase), no bairro Alvorada I, zona centro-oeste da cidade.

Coordenado pela Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescentes (Sedca), o curso foi ministrado pela empresa Águias Soluções Empresariais, por meio do programa #Conectados. O programa tem por objetivo profissionalizar os adolescentes egressos do Sistema Socioeducativo, garantindo que eles tenham uma ocupação profissional.

A secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, disse que essas iniciativas reforçam o compromisso do Governo do Amazonas com os socioeducandos do estado.

“Garantir que pessoas que cumprem medidas socioeducativas tenham qualidade de vida é um dos compromissos do governador Wilson Lima. E nós da Sejusc vamos continuar trabalhando para contribuir com o desenvolvimento dos socioeducandos”, disse a gestora.

De acordo com o secretário executivo de Direitos da Criança e Adolescente da Sejusc (Sedca), Emerson Lima, a Sejusc cumpre uma determinação legal de dar atenção e encaminhamento para aqueles adolescentes que passaram pelos Centros Socioeducativos.

“Hoje nós temos aqui 11 egressos do sistema que foram acompanhados. O fato de eles terminarem as medidas e irem para casa não significa que iremos abandoná-los. É feito um acompanhamento pós-medida para que esses adolescentes permaneçam na escola e, acima de tudo, para que sejam propiciados a eles cursos de formação e qualificação profissional, como determina o Governo do Estado”, destacou Emerson.

Conversa– Já encaminhado para uma empresa, um egresso de 18 anos disse que está ansioso para começar a trabalhar e agradeceu pela oportunidade.

“É uma oportunidade única que temos que abraçar. Esse curso era o essencial que estava faltando para que eu pudesse entrar nessa empresa. Eu tenho o apoio da minha família, da minha esposa, e tudo isso é para minha filha, que é minha inspiração para lutar por uma vida melhor”, disse o egresso.

Outro egresso, também de 18 anos, declarou que o curso significou muito na vida dele e de seus familiares.

“Participar deste curso significou muito para mim, é uma carreira nova, estou esperançoso pelo meu trabalho, vou organizar meu currículo e torcer para que tudo dê certo. Agradeço a todos que realizaram o curso, estou muito feliz”, declarou o egresso. 

Oportunidade– A iniciativa permitiu que alguns familiares dos egressos também pudessem participar do curso, como foi o caso de Rômulo Mascarenhas, 43. 

“Esse curso vai melhorar meu currículo, e eu estava precisando justamente dessa área de refrigeração. Essa oportunidade que o #Conectados está dando aos que passaram pelo sistema e aos seus familiares é muito gratificante. Só tenho a agradecer”, ressaltou Rômulo.

FOTOS:Eduardo Santos/Sejusc


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem