Carreta Vacina Amazonas fecha primeiro dia na zona oeste com quase 800 doses aplicadas

Carreta Vacina Amazonas fecha primeiro dia na zona oeste com quase 800 doses aplicadas

 

Unidade móvel está instalada na Escola Estadual Prof. Waldocke Fricke de Lyra, bairro Tarumã, funcionando das 9h às 16h

A carreta Vacina Amazonas, que está em novo endereço desde a quarta-feira (19/01), fechou o primeiro dia de atendimento à população da zona oeste da cidade com 792 doses de vacinas aplicadas.  

A unidade móvel vai permanecer estacionada no Escola Escola Estadual Prof. Waldocke Fricke de Lyra – CMPM III, localizada no Parque São Pedro, bairro Tarumã, com atendimento das 9h às 16h. 

A vacinação é uma estratégia do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), para levar a vacina para mais próximo da população.

De acordo com secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, a localização no Parque São Pedro é estratégica e importante para os moradores dessa área.  

“Nossos profissionais vão estar aqui das 9h às 16h para atender a população. Então você que mora aqui próximo, aproveite a carreta Vacina Amazonas e venha tomar sua primeira, segunda, terceira ou sua dose de reforço. Lembre-se: vacina salva vidas”, afirmou o secretário.

A mudança de local visa aumentar a cobertura vacinal nessa área da cidade. O espaço conta com profissionais de saúde da SES-AM e da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), com o apoio da Prefeitura de Manaus.

Pedro Menezes, de 39 anos, é morador do bairro Tarumã e, quando ficou sabendo do início da vacinação nessa área da cidade, foi até a unidade móvel do Vacina Amazonas para tomar sua terceira dose. 

“Minha terceira dose já estava marcada e como trabalho todos os dias ficava difícil ir a um posto para tomar a vacina. Com a vinda da carreta aqui para o bairro facilitou não só a minha vida, como de toda população que mora aqui”, disse Pedro. 

Vacinação– Na carreta é disponibilizada a aplicação das 1ª, 2ª e 3ª doses, além da 4ª dose, disponível para as pessoas com alto grau de imunossupressão que receberam a dose de reforço há, pelo menos, quatro meses. 

Reforço – Para a população acima de 60 anos, o intervalo para a terceira dose é de, pelo menos, três meses da aplicação da segunda dose. Para pessoas entre 12 e 59 anos, a imunização com a dose de reforço exige um intervalo de, pelo menos, quatro meses. 

Para receber a dose de reforço, é necessário apresentar a carteira de vacinação, documento de identificação original com foto ou certidão de nascimento (para menores de 17 anos) e CPF. 

Quarta dose– Para a aplicação da 4ª dose, os documentos necessários são: carteira de vacinação, documento de identificação com foto, CPF, e laudo médico ou outro documento que comprove a condição – original e cópia, que ficará retida para controle.

FOTOS:Rodrigo Santos/SES-AM


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem