Fotos: Andrés Pascal/Divulgação
Como parte da programação da Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento realizada em Porto Velho, a Suframa promoveu, na tarde de terça-feira (25), duas visitas técnicas com representantes da Autarquia e dos Programas Prioritários de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). As agendas marcaram o encerramento do evento e tiveram como objetivo aproximar instituições estratégicas dos mecanismos de fomento da Zona Franca de Manaus, além de identificar oportunidades de novas parcerias tecnológicas na região.
A primeira visita ocorreu na sede do Sidia Porto Velho, unidade criada para fortalecer o ecossistema tecnológico do estado. O centro atua no desenvolvimento de soluções avançadas em tecnologia, incluindo inteligência artificial, produtos embarcados e, especialmente, projetos de cyber security. Além das atividades de pesquisa e inovação, o Sidia oferece oportunidades de carreira em segurança digital e forma profissionais para atender demandas crescentes do setor.
Durante a visita, o representante do Sidia, Ewerton Rodrigues Andrade, destacou a relevância da política de integração regional conduzida pela Suframa. "Ter uma iniciativa como essa acontecendo em Porto Velho, gerando emprego em Porto Velho, só é possível porque os recursos de PD&I administrados pela Suframa estão indo além de Manaus. Esse movimento é fundamental para garantir que profissionais capacitados permaneçam na região Norte e encontrem aqui oportunidades reais de carreira”, afirmou.
A comitiva também esteve no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), onde conheceu laboratórios, projetos acadêmicos e iniciativas de pesquisa aplicadas em áreas como biotecnologia, engenharia, automação e formação profissional. O encontro reforçou a importância da aproximação entre instituições de ensino e os instrumentos de fomento tecnológico oferecidos pela Autarquia.
Resultados concretos
O superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar, celebrou o avanço do ecossistema de inovação fora da capital amazonense. “Transbordar os investimentos de PD&I para além de Manaus, alcançando todas as áreas de atuação da Zona Franca de Manaus, é uma missão que estamos cumprindo com resultados concretos. Cada projeto bem-sucedido aqui em Rondônia demonstra que esse esforço precisa continuar e se ampliar”, destacou.

Postar um comentário