Cmei da Prefeitura de Manaus recebe mais uma edição do ‘Jogo Simbólico’ com atividades lúdicas

Cmei da Prefeitura de Manaus recebe mais uma edição do ‘Jogo Simbólico’ com atividades lúdicas

Brincar, imaginar e aprender com significado. É com esse propósito que a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, 23/10, à programação do “Jogo Simbólico”, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Madre Elisia, localizado no bairro São Raimundo, zona Oeste da cidade. 

A unidade é a 11ª unidade de ensino da rede municipal a receber a ação promovida pela Caravana da Educação Infantil, que tem como tema este ano “Histórias de Fantasia: uma aventura na educação infantil”. O projeto acontece ao longo de todo o mês de outubro, em alusão ao mês das crianças, e tem proporcionado momentos de ludicidade, valores e encantamento nas escolas da rede. 

A atividade contou com a participação de mais de 60 crianças do Cmei e o envolvimento de familiares, que acompanharam de perto as brincadeiras e interações dos pequenos durante o evento. 

Inspirado nas teorias de Jean Piaget e Lev Vygotsky, no qual ambos são figuras centrais no estudo da educação e do desenvolvimento infantil, o “Jogo Simbólico” utiliza o universo dos contos de fadas como ferramenta para desenvolver valores morais, emocionais e sociais de forma divertida e participativa. 

 


O coordenador da Caravana da Educação Infantil, Alexandre Romano, explica que o grande diferencial do projeto está na vivência simbólica das crianças. “O ‘Jogo Simbólico’ é um espaço onde as crianças se tornam protagonistas das histórias. Elas assumem papéis, enfrentam desafios e refletem sobre o que é certo e errado de forma natural, por meio do brincar. É um momento de imaginação, mas também de aprendizado sobre valores”, destacou. 

A gestora do Cmei, Luciane Mustafa, ressaltou a importância da ação no processo de aprendizagem e socialização das crianças. “Esse projeto é transformador. Ele desperta o encantamento das crianças e fortalece a socialização, a empatia e a expressão emocional. Ver nossas crianças vivenciando esse momento é muito gratificante, e ter os pais participando torna tudo ainda mais especial”, afirmou. 

Entre as famílias presentes, Vitória Caroline Soares, mãe da aluna Lorena Soares, de 5 anos, que é diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista, participou pela primeira vez do projeto e destacou a importância da iniciativa. 

“Foi a primeira vez que participei e fiquei encantada. É muito importante ver um projeto assim, que inclui todas as crianças e cria um espaço onde elas se sentem parte. A Lorena se divertiu, participou e eu percebi o quanto essas vivências ajudam no desenvolvimento dela. É um trabalho que faz diferença na vida das famílias”, relatou emocionada.

 


Fotos:- Eliton Santos/Semed 


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

TCE AM

http://www2.tce.am.gov.br