Em diálogo de 40 minutos, líderes abordaram cenário internacional e reforçaram parcerias estratégicas
Por Redação | Amazônia Realidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o líder russo, Vladimir Putin, mantiveram uma conversa por telefone neste sábado (9 de agosto), com duração de aproximadamente 40 minutos. O diálogo tratou principalmente da guerra na Ucrânia, das relações bilaterais e de iniciativas no âmbito do BRICS.
Segundo o Palácio do Planalto, a ligação foi solicitada por Putin e incluiu discussões sobre os recentes esforços para um acordo de paz no conflito, que já se estende por três anos. O presidente russo deve se reunir na próxima semana, no Alasca, com o norte-americano Donald Trump, para negociar uma proposta que prevê a cessão do leste da Ucrânia em troca do fim da guerra.
Lula reiterou a defesa de uma solução pacífica, baseada no diálogo, e afirmou que o Brasil está disposto a colaborar, inclusive por meio do Grupo de Amigos da Paz — iniciativa conjunta com a China. O presidente brasileiro também sugeriu a inclusão de outros países, com apoio da ONU, nas negociações de cessar-fogo.
Cooperação no BRICS e tensões comerciais
Além do conflito na Ucrânia, os líderes discutiram o cenário político e econômico global, bem como a cooperação no BRICS. O telefonema ocorreu em um momento de tensão comercial, após os Estados Unidos elevarem para 50% as tarifas sobre exportações brasileiras e intensificarem críticas ao bloco.
Putin parabenizou o Brasil pelos resultados da Cúpula do BRICS, realizada em julho no Rio de Janeiro, e ambos reforçaram o compromisso de realizar ainda este ano a próxima reunião da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia.
Fonte: Palácio do Planalto
Foto: Sputnik/Alexander Kazakov
Postar um comentário