fotos: Layana Rios/Suframa
Dia do Estudante marca retomada do projeto Suframa nas Escolas no segundo semestre
Fotos: colaboração de Mariana Manso/Suframa
Em comemoração ao Dia do Estudante, celebrado nesta segunda-feira (11), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) retomou as atividades do projeto “Suframa nas Escolas” no segundo semestre de 2025. A ação ocorreu no auditório do Senai Antônio Simões, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e reuniu cerca de 360 jovens aprendizes com idades entre 14 e 24 anos dos cursos de assistente administrativo e operador de linha de produção.
Divididos em duas turmas, pela manhã e à tarde, as palestras foram conduzidas pela engenheira Camilla Carneiro e pelo administrador Diego Forero, respectivamente, que apresentaram informações sobre a Zona Franca de Manaus e seus impactos econômicos e sociais. “Eu iniciei minha trajetória como estagiária, e vejo essa etapa de jovem aprendiz como uma porta de entrada para experiências que podem evoluir até a formação universitária e abrir novas oportunidades profissionais”, afirmou Camilla.
O psicólogo do Senai, Jarly Michel Guimarães, destacou que o evento foi planejado para integrar a data comemorativa à formação profissional. “Já que eles estão em processo de formação, achamos importante aproveitar o Dia do Estudante para trazer conteúdos como empreendedorismo e a história da Zona Franca, algo que faz parte do cotidiano deles”, disse.
Para o analista superior do IEL, Hudson Batista, a atividade fortalece o conhecimento crítico dos participantes. “Esses jovens estão diariamente nas redes sociais. É essencial que conheçam a importância da Zona Franca de Manaus para que possam formar opiniões corretas e defender o modelo”, afirmou.
Ao final de cada palestra, os alunos também participaram de uma dinâmica com perguntas sobre o conteúdo abordado, reforçando os conhecimentos adquiridos na atividade.
Mais palestras
Ao longo da semana, o projeto segue com palestras na Escola Estadual Senador João Bosco Ramos de Lima, na terça-feira (12), ministrada pela administradora Cristiane Souza, e na Escola Estadual Frei Mário Monacelli, na quinta-feira (14), conduzida pela jornalista Layana Rios.
Aproximação
O “Suframa nas Escolas” busca aproximar a Autarquia da comunidade escolar e incentivar a reflexão sobre o desenvolvimento regional da Amazônia Ocidental e do Amapá.
Postar um comentário