Fotos: Divulgação/CBA
Estudantes do ensino médio do Instituto Federal do Amazonas – Campus Manaus Zona Leste – visitaram, nesta sexta-feira (18), as instalações do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), na programação do Programa Zona Franca de Portas Abertas. Além de conhecer um pouco da história e dos objetivos institucionais do CBA, o grupo formado por 30 alunos do 2º ano do curso técnico de Paisagismo teve oportunidade de conhecer os laboratórios do centro, em especial o de tecnologia vegetal e o de bioinsumos.
A professora da disciplina de Geografia, Marilene Alves da Silva, responsável pela solicitação da visita, destacou que o objetivo da iniciativa visou a complementação dos conteúdos ministrados em sala de aula. Ela explicou que o tema Zona Franca foi abordado neste semestre. “Por essa razão concluímos o período com essa atividade prática”, salientou.
Segundo a professora, a visita foi muito produtiva e “possibilitou aos estudantes a chance de verificar projetos biotecnológicos em andamento e oportunidades de desenvolvimento de pesquisas e produtos a partir do aproveitamento dos recursos naturais da região. “Os alunos tiveram oportunidade de ver, na prática, como o Polo Industrial de Manaus pode contribuir para o desenvolvimento sustentável”, destacou.
A aluna Vitória Silva disse que não tinha ideia de como funcionava o CBA. Aprendi várias coisas, e o que mais me chamou a atenção foi saber sobre o processo de aceleração do processo de germinação do tucumã”.
Programa ZFPA
O Programa Zona Franca de Portas Abertas tem por objetivo apresentar à sociedade o modo produtivo local, bem como os efeitos positivos do modelo Zona Franca por meio de visitas guiadas a indústrias e institutos de tecnologia instalados no Polo Industrial de Manaus.
As solicitações para visitas devem ser feitas por organizações públicas ou privadas, tais como entidades de classe, instituições de ensino e pesquisa, agências de viagens, entre outros, através de formulário disponível na página eletrônica da Suframa.
Postar um comentário