Hapvida oferece cirurgia cardíaca de ponta que evita corte no peito

Hapvida oferece cirurgia cardíaca de ponta que evita corte no peito


Técnica minimamente invasiva é destaque em Manaus e contempla pacientes elegíveis mediante rigorosa avaliação médica

A recuperação lenta, a dor intensa e os riscos associados à abertura do tórax ainda são realidade para muitos pacientes que enfrentam cirurgias cardíacas tradicionais. Em resposta a esses desafios, o Hospital Rio Negro da Hapvida, localizado no centro de Manaus, passou a realizar cirurgias cardíacas por vídeo, uma técnica moderna e minimamente invasiva que transforma a experiência do paciente e traz mais segurança ao procedimento.

A modalidade contempla pacientes elegíveis mediante rigorosa avaliação e permite operar o coração sem a necessidade de serrar o osso esterno, o que representa uma mudança importante na forma de tratar diversas patologias. É um procedimento minimamente invasivo, com incisões laterais no tórax e algumas até mesmo pela auréola, entre 3 e 8 centímetros, uso de torre de vídeo e instrumentos cirúrgicos específicos. Como resultado, o paciente tem um pós-operatório menos doloroso, um menor risco de infecção e uma recuperação mais rápida.

Em Manaus, os procedimentos são conduzidos pela equipe do cirurgião cardiovascular Luís Saraiva, que, há anos, capacita-se para realizar essa técnica com segurança na Hapvida. “A vantagem principal é não precisar serrar o osso do peito. Em poucas semanas, o paciente já pode voltar à sua rotina, inclusive com atividades físicas e trabalho. Estamos falando de um avanço significativo na medicina disponível aqui mesmo, no Amazonas”, afirma.

Benefícios

Indicada para pacientes de baixo e médio risco, a cirurgia é recomendada em casos de troca ou plastia valvar, revascularização do miocárdio (ponte de safena) e até mesmo correções de defeitos congênitos. Apesar da maior complexidade técnica e duração do ato cirúrgico, os benefícios compensam. Os pacientes quase não sentem dor no pós-operatório, e o risco de complicações pulmonares, sangramentos e infecções é significativamente reduzido.

Tendência mundial

A cirurgia por vídeo já é considerada uma tendência mundial, adotada por centros cardiológicos de referência. Em Manaus, a técnica já faz parte da rotina do hospital com até três cirurgias por semana. É o mesmo padrão das maiores instituições médicas do país.

Caso

Um dos casos mais recentes envolveu um paciente que apresentava obstrução coronariana superior a 90%. “Fizemos a cirurgia com uma incisão de apenas 4 centímetros. Três dias depois, ele teve alta e estava em casa, com sua família. É gratificante ver esse tipo de recuperação e saber que conseguimos oferecer isso em Manaus”, relata Luís


Conforme o médico da Hapvida, os pacientes demonstram surpresa ao saber que esse tipo de tecnologia está disponível. “Sempre perguntam: ‘Tem esse tipo de cirurgia na Hapvida?’ E eu sempre respondo com orgulho: ‘Sim, fazemos na Hapvida o que há de melhor em cirurgia cardíaca.’ Isso mostra o compromisso da operadora com a qualidade do atendimento e com o bem-estar das pessoas”, diz o cardiologista, ressaltando o impacto social da inovação.

Prevenção

Além de ampliar o acesso a um tratamento de ponta, a cirurgia minimamente invasiva também reforça a importância da prevenção. De acordo com Luís, a população precisa ficar atenta a sinais como dor no peito, falta de ar e dores de cabeça frequentes, especialmente após os 40 anos. “Consultar regularmente um cardiologista e adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e prática de atividade física supervisionada, são fundamentais para prevenir doenças cardiovasculares. E claro, sempre com orientação médica”, alerta.

Investimento

A Hapvida tem investido continuamente em estrutura e capacitação para garantir o acesso à medicina de alta complexidade no Norte do país. “A empresa não mediu esforços para adquirir os equipamentos necessários e formar uma equipe preparada para esse desafio. Nosso propósito é cuidar de vidas com excelência, acolhimento e inovação”, conclui.

Sobre a Hapvida

Com cerca de 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 71 mil colaboradores, atende quase 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil.

Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, a partir de 87 hospitais, 78 prontos atendimentos, 351 clínicas médicas e 299 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

TCE AM

http://www2.tce.am.gov.br