Ipaam faz mais de 120 atendimentos durante ação do CNJ em Boca do Acre

Ipaam faz mais de 120 atendimentos durante ação do CNJ em Boca do Acre

Ação itinerante levou orientação ambiental e suporte jurídico à população em área de difícil acesso na Amazônia

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) prestou mais de 120 atendimentos durante a participação na ação ‘Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal’, realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre os dias 23 e 27 de junho, no município de Boca do Acre (a 1.028 km de Manaus). A iniciativa buscou ampliar o acesso da população de áreas remotas à Justiça e a serviços públicos essenciais, com a presença de diversos órgãos estaduais e federais.

Com equipe técnica, o Ipaam ofereceu informações e orientações sobre autos de infração, embargos, notificações pendentes de resposta, pendências no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e no Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor). A atuação também contou com o suporte de uma equipe remota, sediada em Manaus, para assegurar o andamento ágil das demandas ambientais apresentadas.

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou a importância da ação para ampliar o alcance dos serviços do Instituto. “Estar presente em uma iniciativa como essa reforça o nosso compromisso com a descentralização do atendimento e com a cidadania ambiental. Em Boca do Acre, conseguimos levar informação, promover a regularização e ouvir de perto as necessidades da população. Esse contato direto é essencial para construir políticas públicas mais eficientes e inclusivas”, afirmou.

A ação do CNJ contou ainda com a participação de instituições como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) e Defensoria Pública da União (DPU).

Picanço destacou também que a atuação do Ipaam, nesses contextos, representa não apenas o atendimento a demandas pontuais, mas o fortalecimento da governança ambiental no interior do Amazonas. Ao orientar produtores e moradores sobre o uso sustentável dos recursos naturais, o Instituto contribui para a preservação do meio ambiente aliada ao desenvolvimento das comunidades.

 

FOTOS: Divulgação/Ipaam


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

TCE AM

http://www2.tce.am.gov.br