Projeto Nova Era em Movimento está realizando aulas gratuitas de dança, já com foco no carnaval

Projeto Nova Era em Movimento está realizando aulas gratuitas de dança, já com foco no carnaval

Depois do recesso das festas de fim de ano, o Projeto Nova Era em Movimento volta com todo gás, com aulas gratuitas de dança, de ritmos variados, mas já com foco no carnaval. O objetivo do projeto, desenvolvido nas unidades do Super Nova, é estimular a prática de atividade física e hábitos saudáveis. As aulas são de ritmos variados e, nesse período do ano, com foco especial no carnaval.

As aulas acontecem todas as terças e quintas-feiras nos estacionamentos das unidades Silves e Flores, das 18h às 19h, e Alvorada, Grande Circular, Viver Melhor e Cidade Nova, das 19h às 20h. Os locais já se tornaram pontos de encontro dos amantes da dança.

A ideia de utilizar os estacionamentos como espaço para as aulas surgiu como uma forma de otimizar o uso do ambiente externo das lojas, permitindo que os participantes desfrutem de uma atividade física descontraída e de fácil acesso. “Os estacionamentos oferecem um bom espaço e, ao mesmo tempo, criam um ambiente aberto e agradável para todos os participantes. O fato de ser ao ar livre torna a experiência ainda mais agradável”, explica a gerente de Marketing do Nova Era, Viviane Cavalcante.

Com a aula acontecendo ao ar livre, os participantes têm a chance de conhecer a metodologia “Hits Dance Brasil”, que combina uma variedade de ritmos para criar aulas dinâmicas e envolventes. As aulas incluem ritmos do momento, como funk, axé, swingueira e os hits mais populares do TikTok. Inclui ritmos regionais, como carimbó, beiradão, boi-bumbá e Calypso, além do segmento retrô, com as músicas mais tocadas no passado. Para completar, há ainda o eletro dance, com flashbacks e músicas eletrônicas, garantindo uma experiência musical completa. 

“Trabalhamos com ritmos variados, buscando sempre manter a energia alta e fazer com que as pessoas se sintam à vontade para dançar. Nesse período do ano, procuramos enfatizar bem os ritmos que predominam no carnaval, já preparando os clientes para a folia momesca. O objetivo maior é criar um ambiente de diversão, onde a dança seja acessível a todos”, afirma o coordenador do projeto, Márcio Prata, um dos comendadores da Câmara Brasileira de Cultura – Região Norte. 


Ainda de acordo com o coordenador, o projeto também oferece um espaço de socialização, reunindo pessoas de diferentes idades e promovendo a interação entre elas. “A dança não é só um exercício, mas também uma forma de fortalecer laços sociais. Temos participantes de todas as idades, e a convivência nesse espaço proporciona momentos de descontração e novas amizades”, comenta.

Benefícios para todas as idades

O Projeto Nova Era em Movimento oferece benefícios significativos para todas as faixas etárias, como explica Márcio Prata. “Para as crianças de 6 a 12 anos, as aulas de dança são fundamentais para o desenvolvimento motor, melhorando a coordenação, o equilíbrio e a flexibilidade. Além disso, elas estimulam a memória e a concentração, proporcionando um ambiente de aprendizagem dinâmico e lúdico. A socialização também é um aspecto importante, permitindo que as crianças criem amizades e desenvolvam respeito, ao mesmo tempo que aumentam a autoestima”, disse. 

Entre os jovens de 13 a 25 anos, segundo o coordenador, as aulas trazem benefícios focados no aprimoramento físico, com ênfase na flexibilidade, força e resistência. Mas não é só o corpo que se beneficia, pois Márcio Prata explica que a dança também atua na redução do estresse, proporcionando uma válvula de escape para as pressões do dia a dia, assim como ajuda a desenvolver a autoconfiança e a capacidade de socializar, aspectos essenciais para o desenvolvimento pessoal na juventude.

Para os adultos de 26 a 59 anos, o coordenador afirma que a dança oferece uma importante contribuição para a manutenção física, preservando flexibilidade, força e resistência. Ao mesmo tempo, a prática regular reduz o estresse e melhora a qualidade de vida, promovendo uma melhoria cardiovascular e reduzindo o risco de doenças, estimulando também a criatividade, dando aos adultos uma oportunidade de explorar novas formas de expressão.

No caso dos idosos, com 60 anos ou mais, Márcio Prata explica que as aulas são particularmente benéficas para a preservação da mobilidade e para a prevenção de doenças como Alzheimer, Parkinson e osteoporose, também favorecendo o desenvolvimento cognitivo, estimulando a memória e a concentração. Para o coordenador, a socialização desse público, por sua vez, combate o isolamento e a solidão, proporcionando uma sensação de pertencimento e bem-estar.

O Projeto Nova Era em Movimento ocorre ao longo de todo o ano, com aulas realizadas todas as terças e quintas-feiras, garantindo que os participantes tenham uma opção constante de atividade física e lazer. As aulas são conduzidas por uma equipe de professores altamente qualificados, sob a coordenação de Márcio Prata, e incluem nomes como Francisca Isnarcley, Emília Tananta, Darlene Viana, Edy Santos, Raquel Oliveira, Ena Kramer, Emerson Alves, Cianny Waikiru’wato e Lene Araujo.

 

FOTOS: Divulgação/Márcio Prata



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

TCE AM

http://www2.tce.am.gov.br

Lastra Cestas