Chega um momento na vida de todas as pessoas em que a idade avançada começa a dar sinais, nem sempre recebidos com alegria. Quem nunca perdeu alguns instantes na frente do espelho arrancando os primeiros fios brancos de cabelo em uma tentativa de “manter o visual jovem”?No entanto, conforme explica a dermatologista Bruna de Nardo Aniceto, que atua no Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (Cejam), os cabelos brancos nem sempre estão exclusivamente ligados ao fator do envelhecimento, uma vez que o seu surgimento varia de pessoa para pessoa.
“É um fato que as células dos folículos capilares (melanócitos) produzem menos cor à medida que envelhecem e, portanto, quando o cabelo passa por seu ciclo natural de morte e regeneração, é mais provável que ele fique grisalho a partir dos 35 anos”, afirma.
Nos casos precoces, por exemplo, ocorre uma alteração do gene IRF4, que regula a produção de melanina. Quando ocorre a diminuição da atividade da tirosinase (enzima produtora da melanina), os melanócitos envelhecem e, com isso, os fios brancos aparecem mais cedo. “É por isso que às vezes, em um grupo de pessoas da mesma idade, podemos perceber que alguns começam a ficar grisalhos antes dos 30 anos e outros passam dos 40 sem um fio branco sequer”, reforça a especialista.
Foto: Reprodução
Fonte: Estado de Minas
Postar um comentário