Dia da Cachaça: oito curiosidades sobre o primeiro destilado das Américas

Dia da Cachaça: oito curiosidades sobre o primeiro destilado das Américas

 


O que transforma a cachaça em uma verdadeira paixão nacional? Também conhecida como marvada, cátia, cajibrina, pinga, mé ou branquinha, ela é um destilado 100% brasileiro que se origina exclusivamente da cana-de-açúcar, com a graduação alcoólica entre 38% e 48%. Dada a importância dessa bebida para a cultura brasileira, hoje, 13 de setembro, é celebrado o Dia da Cachaça, data criada pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC).

Além do seu papel essencial na querida caipirinha, esse destilado tem uma rica história e várias curiosidades. Em homenagem à data, Delfino Golfeto, sommelier de cachaças e fundador da rede de restaurantes Água Doce Sabores do Brasil, com 80 unidades em sete estados, sendo unidades em Minas Gerais (Pouso Alegre, Uberaba e Varginha), desvenda algumas curiosidades sobre a bebida.

Delfino também fundou, em maio de 2004, o Museu da Cachaça, localizado em Tupã, no interior de São Paulo, onde fica a sede da Água Doce Sabores do Brasil. O local tem mais de três mil rótulos, além de contar a história da bebida e o processo de fabricação

Consumo mundial

Você sabia que a cachaça é a terceira bebida destilada mais consumida no mundo e a primeira no Brasil? Segundo dados do Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Aguardente de Cana, Caninha ou Cachaça (PBDAC), a produção é em torno de 1,3 bilhão de litros por ano, sendo que cerca de 75% desse total é proveniente da fabricação industrial e 25% artesanal. Além disso, de acordo com informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil consome quase toda a produção de cachaça, ou seja, apenas cerca de 1% a 2% é exportado e os principais países compradores são Alemanha, Paraguai, Itália, Uruguai e Portugal.


Foto: Reprodução

Fonte: Estado de Minas


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

TCE AM

http://www2.tce.am.gov.br