O projeto ocorreu no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE), da Fapeam
Durante a pesquisa, os estudantes notaram uma maior fonte de calor na casa de alvenaria, gerando desconforto, enquanto nas casas de madeiras relataram sensação mais agradável, especialmente nos horários da manhã e à noite.
Entrevistas e Oficinas
Sobre o PCE
FOTOS: Acervo da coordenadora da pesquisa, Alexsandra Moreira
Desenvolver metodologias para auxiliar no ensino-aprendizagem da Climatologia (estudo do clima e do tempo), vertente da Ciência Geográfica, foi o objetivo de um projeto desenvolvido no município de Tefé (distante a 523 quilômetros de Manaus), apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), com estudantes do Ensino Médio do Centro Educacional Governador Gilberto Mestrinho. O projeto trouxe de forma didática os conteúdos que abordam a climatologia aproximando o tema do cotidiano dos alunos para facilitar a aprendizagem.
O projeto fez parte do Programa Ciência na Escola (PCE), edição 2023, e foi coordenado pela professora mestra em Geografia, Alexsandra Moreira, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, que juntamente com os estudantes, analisou as mudanças de temperaturas durante o verão, especificamente, em relação à concentração de calor, em comparação a casas construídas em alvenaria com as de madeira.
“Dessa forma eles representaram suas moradias, por meio de maquetes, dando exemplo para mostrar como foram afetados pelas variações climáticas, além disso foi produzida a representação das nuvens que foram feitas pelos estudantes através de observações, no decorrer dos meses de setembro a outubro, na área externa da escola, aliados aos conceitos ensinados dentro de sala de aula”, disse a professora.
Segundo a professora Alexsandra Moreira, com o projeto houve o entendimento sobre os conhecimentos relacionados à Geografia Física, Climatologia e Geografia, trazendo as aulas para a realidade dos alunos, assim como a utilização pelos estudantes de conceitos diversificados sobre a Climatologia nas perspectivas física, social e cultural. Também houve elaboração de materiais didáticos, como cartilhas e mapas conceituais, que podem subsidiar as aulas de Geografia, além de pesquisas e jogos didáticos.
“Ocorreu capacitação dos alunos na utilização de equipamentos como termo-higrômetro, na análise da variação da temperatura nas salas de aula, moradias e ruas, que permitiu aos alunos a propagação da pesquisa científica e a utilização de novas tecnologias”, destacou Alexsandra.
Entrevistas e Oficinas
Além disso, os alunos também realizaram entrevistas com os professores e demais estudantes, e elaboraram planilhas com narrativas categorizadas, por temas, dificuldades, formação, desafios e metodologias, assim como oficinas sobre elaboração de mapas pelos programas computacionais Qgis e ArcGis, sobre as análises das temperaturas.
A professora destaca a importância da temática para a analisar a adequação de propostas pedagógicas para o novo Ensino Médio e a contribuição para o avanço do conhecimento relacionado ao ensino dos conteúdos de Climatologia para o ensino no município de Tefé. Além disso as experiências obtidas com a pesquisa, poderão contribuir para caracterizar o perfil dos docentes e expor as principais dificuldades em trabalhar com o assunto.
“Os avanços nessa vertente da Geografia são primordiais para expansão do conhecimento a respeito desta temática e, também, para as melhorias no desempenho do ensino-aprendizagem”, acrescentou.
Sobre o PCE
O Programa Ciência na Escola é uma ação criada pela Fapeam para apoiar a participação de professores e estudantes, do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus.
FOTOS: Acervo da coordenadora da pesquisa, Alexsandra Moreira
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