Força Aérea dos Estados Unidos abatem objeto voador por ordem de Biden

Força Aérea dos Estados Unidos abatem objeto voador por ordem de Biden


Um F-22 Raptor da Força Aérea dos EUA abateu um objeto de alta altitude na costa do Alasca em 10 de fevereiro por ordem do presidente Joe Biden, anunciaram as autoridades norte americanas – mas ao contrário do balão de vigilância chinês que foi abatido após transitar pelos EUA continentais na última semana, as origens deste novo objeto e seu propósito permanecem obscuros.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John F. Kirby, descreveu o objeto como não tripulado, com base em observações de pilotos de caça que correram para encontrá-lo, e disse que era “aproximadamente do tamanho de um carro pequeno”, sem indicação de qualquer carga útil de vigilância ou capacidade de controle ou auto-propulsão.

O objeto estava voando a aproximadamente 40.000 pés, disse Kirby, representando um perigo para o tráfego aéreo civil e exigindo que fosse abatido. Ele foi detectado pela primeira vez na noite de 9 de fevereiro e os pilotos dos caças se esforçaram para observá-lo, disse Kirby. Pelo menos mais um voo foi enviado na manhã seguinte, e o objeto foi abatido na parte nordeste do Alasca, disse Kirby, pousando em águas congeladas no Círculo Polar Ártico.

Kirby e Ryder disseram que os pilotos determinaram que o objeto do tamanho de um carro provavelmente não era tripulado. Mas nenhum deles especificou se era um balão ou algum tipo de drone, e Ryder se recusou a explicar por que as autoridades não puderam fornecer mais detalhes sobre o objeto, embora os pilotos tenham conseguido determinar que não era tripulado.

“Saberemos mais e teremos mais informações assim que recuperarmos isso”, disse Ryder. “Vou dar crédito aos nossos pilotos, que eles são muito capazes em termos de olhar para um objeto e avaliar se ele tinha ou não potencial para ser tripulado. Naquela altitude, algo tão pequeno – muito, muito improvável que fosse tripulado.

Fonte : Cavok
Foto: Divulgação/Air Force USA

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

TCE AM

http://www2.tce.am.gov.br