Prefeitura oferta 31 pontos para intensificar vacinação contra a Covid-19 neste sábado, 9/7

A Prefeitura de Manaus ofertará 31 pontos de vacinação contra a Covid-19, neste sábado, 9/7, terceiro dia da mega-ação que busca intensificar a atualização do esquema vacinal contra a doença, principalmente em relação às doses de reforço. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a oferta dos imunizantes será disponibilizada ao público em 27 unidades de saúde e quatro pontos estratégicos.

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, informa que a intensificação da campanha foi desenvolvida para reduzir o quantitativo de pessoas com doses em atraso, consideradas vulneráveis para a Covid-19. A ampliação da cobertura vacinal contra a doença também se faz necessária diante do aumento no número de casos confirmados, registrados nas últimas semanas.

“Na quinta e sexta-feira, colocamos à disposição da população 85 pontos de vacinação, e muitos deles com o funcionamento mantido no período da noite. Montamos toda essa estrutura com a meta de alcançar, ao menos, 90 mil pessoas, mas nossa capacidade é muito maior e o número de usuários com doses pendentes supera os 1,5 milhão”, afirma.

Neste sábado, os quatro pontos estratégicos funcionarão das 9h às 16h. São eles: Centro de Convenções Vasco Vasques II (entrada ao lado do sambódromo) e Centro de Convenções de Manaus, o sambódromo (apenas na modalidade drive-thru), na zona Centro-Oeste; shopping Phelippe Daou, na zona Leste, e Studio 5, na zona Sul.

Outras 27 unidades de saúde irão aplicar a vacina contra a Covid-19, das 8h às 16h, distribuídas em todas as zonas geográficas da cidade. A vacinação de crianças de 5 a 11 anos será em 24 desses pontos. Os endereços podem ser acessados no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br), a partir do link bit.ly/localvacinacovid19 e também nas redes sociais da secretaria (@semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook).

O titular da Semsa ressalta que as crianças e adolescentes precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, e todos os usuários devem apresentar documento de identidade com foto e o cartão de vacina para receber o imunizante. As pessoas também podem consultar se estão dentro do intervalo para as doses de reforço a partir da plataforma Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br).

Crianças

A chefe da Divisão de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, reforçou o pedido aos pais para que levem os seus filhos, de 5 a 11 anos, para receberem a vacina contra a Covid-19. A imunização desse público teve início no dia 17 de janeiro deste ano, e já alcançou 132.923 crianças, do público estimado em 260.721.

“Já temos um número expressivo de crianças vacinadas com a primeira dose, com mais de 50% da população de 5 a 11 anos de idade em Manaus, mas precisamos do apoio de todos para ampliar ainda mais essa cobertura, lembrando de voltar para receber a segunda dose. Ontem conseguimos vacinar 340 crianças com a primeira dose, e os postos estão à disposição com capacidade de atender muito mais”, reforçou.

Isabel lembrou que as crianças que tomaram outra vacina do calendário básico precisam aguardar 14 dias para receber o imunizante contra a Covid-19.

Dados

Um balanço do Sistema Municipal de Vacinação (SMV) da Semsa aponta que no primeiro dia de mobilização, na quinta-feira, 7/7, foram imunizadas 18.356 pessoas. O movimento foi considerado bom, mas ainda abaixo da expectativa da secretaria, de acordo com Djalma.

“O nosso maior desafio é alcançar o público que ainda não tomou a terceira dose, mesmo dentro do intervalo preconizado pelo Ministério da Saúde, estimado em mais de 700 mil pessoas. A quarta dose, liberada recentemente para todas as pessoas com 18 anos ou mais, tem um público apto de quase 550 mil pessoas. Muita gente precisa atualizar o esquema vacinal, e estamos promovendo essa intensificação para facilitar o acesso a todos”, contou.

Ainda conforme o SMV, do total de vacinados no primeiro dia, 997 receberam a primeira dose da vacina, e outros 1,5 mil completaram o esquema vacinal com a segunda dose. Outros 5,9 mil tomaram a terceira dose (1ª dose de reforço) e mais 9,8 mil receberam a quarta dose (2ª dose de reforço).


Fotos:Henrique Souza/Semsa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem