Objetos pessoais dos desaparecidos há uma semana na região do Vale do Javari são encontrados por Bombeiros.

Objetos pessoais dos desaparecidos há uma semana na região do Vale do Javari são encontrados por Bombeiros.

Na noite deste domingo, a Polícia Federal confirmou que os pertences encontrados no Vale do Javari são mesmo dos dois desaparecidos.

Atalaia do Norte/AM - Homens do Corpo de Bombeiros do Amazonas encontraram, neste domingo (12), uma mochila, um notebook e um par de sandálias na área onde são feitas as buscas pelo jornalista inglês Dom Phillips e pelo indigenista Bruno Araújo Pereira no interior do Amazonas. O material foi encontrado por volta das 16h (horário local) e foi encaminhado para perícia, que irá analisar se pertencem à dupla, que está desaparecida desde o dia 5 de junho.

Segundo a Polícia Federal, foram encontrados um cartão de saúde em nome de Bruno Pereira, uma calça preta, um chinelo preto, um par de botas também do indigenista, e um par de botas e uma mochila com roupas do jornalista britânico Dom Phillips.

A informação também foi confirmada pelo coordenador da equipe dos Bombeiros em Atalaia do Norte, Barbosa Amorim. Segundo ele, o material foi encontrado próximo à casa de Amarildo Costa de Oliveira, suspeito de envolvimento no crime, que segue preso no município. Ainda, junto com os equipamentos, foram encontradas camisas e meias.

A mochila estava em uma área de igapó e estava amarrada em uma árvore. Igapó é uma região da Floresta Amazônica alagada pelos rios e com inúmeras árvores. Organização indígena havia denunciado o  suspeito de desaparecimento de Bruno Pereira e Dom Phillips por pesca ilegal no Vale do Javari em abril deste ano

"[O material] foi encontrado próximo à casa dele [Amarildo], na comunidade de São Gabriel. A partir do local em que encontramos essas mochilas hoje, vamos dar continuidade nos mergulhos, principalmente nas árvores próximas, para certificar que não há nenhum outro material amarrado ali", disse o coordenador.

O Corpo de Bombeiros disse também que a área em que as buscas estão sendo feitas foi delimitada pela Polícia Federal. Eles utilizaram uma embarcação menor para fazer as buscas nessa região.

Embarcação encontrada

Mais cedo, a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) também afirmou ter encontrado uma nova embarcação em área de busca pelos desaparecidos. Segundo a organização, a embarcação foi encontrada no sábado (11).

De acordo com o procurador jurídico da Univaja, Eliésio Marubo, a embarcação pode pertencer ao suspeito de envolvimento no desaparecimento dos dois.

Uma nota divulgada pela Univaja neste domingo (12), também diz que a informação sobre a propriedade da embarcação ainda precisa ser confirmada pelos responsáveis pelas investigações.

Impedimento nas buscas

A Univaja emitiu uma nota em resposta a manifestação feita pela Fundação Nacional do Índio (Funai), questionando a organização a respeito das buscas. Sobre o assunto, Marubo afirmou que o órgão não pode impedir indígenas de entrarem em suas terras.

"A Funai desconhece o papel dela quando ela tenta impedir o índio de entrar na sua própria terra. Antes de ser instituição nós somos indígenas. Nós pertencemos a essa região e estamos sendo impedidos de entrar em nossa própria terra. A nota explica sobre isso, sobre essa criminalização da Funai em relação a tentativa de criminalizar qualquer conduta que nossa organização tem realizado", explicou.


Fotos: Divulgação reprodução internet

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem