Palestra do presidente do TCE-AM irá nortear Encontro de Gestores na CGE-AM

Palestra do presidente do TCE-AM irá nortear Encontro de Gestores na CGE-AM

O presidente do Tribunal de Contas do Amazonas, conselheiro Érico Desterro, será palestrante do evento ‘Encontro de Gestores’, realizado pela Controladoria Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM), na próxima segunda-feira (21), na sede do Governo do Amazonas. Durante o evento, cinco órgãos da administração direta e indireta serão premiados por boas práticas desempenhadas para melhorar o Controle Interno.

Participarão também representantes da maior parte dos órgãos da administração pública amazonense. O evento terá início às 9h, com encerramento após a palestra principal, que terá início às 10h30, após fala da subcontroladora de controle interno da CGE, Lucia de Fátima Ribeiro Magalhães, e do controlador-geral Otavio Gomes.

Convidado para palestrar sobre o fortalecimento do sistema de controle interno da administração pública, o conselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro, destacou a importância do tema para os órgãos públicos.

“Esse é um tema de fundamental importância para a administração pública, tendo em vista que somente com um controle interno bem executado, o órgão público poderá ter uma base de dados segura, objetiva e impessoal para tomadas de decisão, executando atos de maneira eficaz e, de sobremaneira, com foco na sociedade”, afirmou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

Reconhecimento

O controle interno é definido como conjunto de políticas e procedimentos que são desenvolvidos para garantir razoável certeza acerca da confiança que pode ser depositada nas demonstrações financeiras e nos seus processos correlatos, incluindo a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial de um órgão público.

Para definir os cinco órgãos que mais se destacaram no âmbito do controle interno no âmbito do Amazonas, a CGE observou como critério os aspectos definidos pelo TCE-AM em atendimento à resolução 05/90, com destaque à necessidade de um controle interno mais comprometido com a administração.


FOTO: Divulgação TCE-AM

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem