Pacientes da FCecon recebem doação de próteses mamárias e perucas

Pacientes da FCecon recebem doação de próteses mamárias e perucas

 Iniciativa é do Projeto Mama Amiga, formado por ex-pacientes e mulheres em tratamento

Pacientes em tratamento de câncer de mama na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) receberam, nesta segunda-feira (21/01), a doação de próteses mamárias e perucas. A ação foi realizada pelo Projeto Mama Amiga, formado por ex-pacientes e mulheres ainda em tratamento contra a doença.

“A perda da mama mexe com a autoestima das mulheres, com sua feminilidade. Ações como esta são louváveis, pois ajudam as mulheres a superarem esse momento difícil, que é o tratamento do câncer de mama”, disse o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão.

Doação – O Projeto Mama Amiga disponibilizou 105 próteses mamárias feitas de forma artesanal pelas 47 mulheres que hoje fazem parte do grupo. O material é feito de meia, com enchimento de polietileno. Além das próteses, foram doadas perucas para mulheres que estão enfrentando a perda do cabelo durante o tratamento.

A autônoma e paciente Rozimeire Gonçalves foi uma das agraciadas pela iniciativa. Ela iniciou o tratamento na FCecon em dezembro de 2021 e está realizando quimioterapia, o que ocasionou a perda dos cabelos.

Para a autônoma, que ainda irá passar pela mastectomia, que é a retirada de uma ou das duas mamas, a iniciativa é muito boa, especialmente por partir de pessoas que passaram pelo mesmo processo.

“Não é uma situação fácil para nenhuma de nós, porque esse tratamento, ele abala as nossas estruturas, abala o nosso psicológico, você perde cabelo, você perde mama. De alguma forma, está nos ajudando a nossa estima a ser elevada. Estou muito contente e estou levando minha peruca. Perdi todo o meu cabelo. Sei que vai demorar um pouco a crescer, mas, enquanto não crescer, a gente tem essa opção de usar peruca, assim levando com mais alegria esse tratamento”, disse Rozimeire.

Iniciativa – A criação do Projeto Mama Amiga veio a partir da ideia de uma ex-paciente da FCecon, Aline Kenny, de ajudar mulheres que enfrentam o câncer de mama.

“O projeto iniciou em outubro de 2021, vendo a necessidade das mulheres que não têm condições financeiras de comprar uma prótese mamária para colocar dentro do sutiã e essas mulheres ficam com autoestima baixa. Eu sei porque eu sou paciente, eu sou mastectomizada. Vendo essa necessidade aqui na FCecon, juntamos um grupo de mulheres e essas mulheres também são pacientes, e confeccionamos essas próteses de forma artesanal para doar”, disse Aline Kenny.

Referência – A FCecon é a unidade referência para o tratamento do câncer no Amazonas. Atualmente, oferta cirurgia, quimioterapia e radioterapia para tratar o câncer de mama, através de um atendimento multidisciplinar.

 

 FOTOS: Jadson Souza/FCecon


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem