Idam celebra seus 26 anos de dedicação às famílias rurais do Amazonas

Idam celebra seus 26 anos de dedicação às famílias rurais do Amazonas

Órgão atua em todo o estado, oferecendo serviços de assistência técnica e assegurando ao produtor rural o acesso às políticas públicas

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas celebra, nesta sexta-feira (18/03), 26 anos de trabalho e dedicação voltados a apoiar os produtores rurais do Amazonas, priorizando sempre o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais em todos os municípios do estado.

Para o diretor-presidente do Idam, Tomás Sanches, a data é um momento de comemorar a existência de um órgão de importância significativa não só do ponto de vista econômico, mas também do ponto de vista cultural, social e ambiental.

“Estamos presentes nos 62 municípios do estado, através de 70 unidades locais, o que nos permite ter um longo alcance, levando as políticas públicas do Governo do Estado e, sobretudo, as políticas públicas agrícolas, dando qualidade na assistência técnica rural e fazendo com que o produtor receba um atendimento digno do estado”.

O Idam atende as famílias rurais do estado com cadastro e emissão do Cartão do Produtor Primário (CPP), Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Cadastro Ambiental Rural (CAR), elaboração de projetos de crédito rural, assistência técnica continuada, além de cursos nas mais diversas áreas do setor agropecuário e apoia a mecanização agrícola. 

Em 2021, mais de 24 mil produtores rurais foram beneficiados com o Cartão do Produtor Primário, documento essencial para assegurar o acesso a políticas públicas do governo, como o Programa Alimenta Brasil (PAB),  Pró-mecanização e Pró-calcário. Através dos serviços de Ater, o Idam também levou, no ano passado, mecanização a mais de 800 hectares e ofereceu cursos de capacitação a cerca de 3,4 mil produtores familiares.

Priorizando sempre o desenvolvimento rural sustentável, o Idam também atuou, em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), o Banco da Amazônia e o Banco do Brasil, na elaboração de projetos para crédito rural que, somados, resultaram em um investimento de 32 milhões em crédito rural no setor primário em 2021.

Um dos beneficiados pelos projetos do Governo do Amazonas, por meio do Idam, foi o produtor rural João Batista de Souza Nunes, presidente da Associação ASPEOAÇU, comunidade Boa Esperança, PA de Vila Amazônia. Ele e sua comunidade têm sido muito beneficiados por programas de mecanização e Crédito Rural.

“É um prazer muito grande nós podermos participar desse projeto de mecanização, um projeto que vem nos trazer uma melhoria e transformação da nossa agricultura para uma agricultura mecanizada e com maior produtividade. Recebemos 3 hectares de área mecanizada, por máquinas do Idam. O Instituto também nos ajudou com projetos para maquinário agrícola, com um projeto no valor de R$ 140 mil para a aquisição de um trator com implementos”, disse João Batista.


FOTOS:Divulgação/Idam


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem