Água e saúde: FVS-RCP orienta municípios sobre importância de monitoramento da qualidade da água para consumo humano

Água e saúde: FVS-RCP orienta municípios sobre importância de monitoramento da qualidade da água para consumo humano

 

Em 2021, foram analisadas 28.419 amostras de água de acordo com os parâmetros básicos de qualidade nacionais

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), por meio da Gerência de Riscos Não Biológicos (GRNB/FVS-RCP), realiza na sexta-feira (25/03), das 9h ao meio-dia, uma videoconferência com 40 secretarias municipais de saúde do Amazonas. A iniciativa ocorre em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça (22/03).

Os municípios fazem parte das ações do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua). O evento enfoca a importância do monitoramento da água para consumo humano que é distribuída nos municípios no Amazonas.

A iniciativa trata também sobre as ações do Vigiagua, que inclui a realização de análises da qualidade da água com base em parâmetros básicos, que são a pesquisa de coliformes (bactérias indicadoras de contaminação), turbidez (aparência turva) e o cloro residual. Em 2021, foram analisadas 28.419 amostras de água oriundas de 23 municípios onde está sendo desenvolvido o Vigiagua regularmente.

Durante o evento on-line, a equipe do programa Vigiagua estadual vai apresentar os resultados alcançados em 2021, por município. Na oportunidade, serão discutidos os processos de melhorias das ações e a possibilidade de sanar dúvidas que as secretarias possam ter nas rotinas do programa.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o fortalecimento do programa Vigiagua é fundamental para intensificar a prevenção e controle de doenças infecciosas oriundas da água.

“Identificar a qualidade da água usada pela população é garantir a promoção de saúde e bem-estar da sociedade. Precisamos que as ações sejam realizadas com afinco cada vez mais”, enfatiza Tatyana.

A coordenadora estadual do Vigiagua, Geani Souza, enfatiza que a incidência de doenças transmitidas por água será reduzida à medida em que a população tenha acesso à água de qualidade, dentro dos parâmetros recomendados pelo Ministério da Saúde.

“Esse monitoramento influencia diretamente na qualidade de vida e na saúde da população. Os 23 municípios que alcançaram os resultados em 2021 estão sendo monitorados para intensificação das ações, visando a promoção da saúde para desfrutar de uma boa qualidade da água para o consumo humano que é distribuída nos municípios”, afirma Geani.

Dia da Água – O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março. A data internacional foi instituída em 1992 com o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água para a manutenção de todos os ecossistemas no planeta.

Referência– A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A vigilância inclui a coordenação do Programa Vigiagua que, no Amazonas, é coordenado pela Gerência de Riscos Não Biológicos (GRNB) do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS-AM.

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

 

FOTO: Eduardo Prado/FVS-RCP

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem