Prefeitura substitui tubulação que há 40 anos foi instalada em trecho da avenida Brasil

Prefeitura substitui tubulação que há 40 anos foi instalada em trecho da avenida Brasil

 

Após 40 anos sem manutenção, a tubulação da rede de drenagem na avenida Brasil, no bairro Compensa, sentido bairro-centro, zona Oeste, começa a ser substituída por tubo de concreto pela Prefeitura de Manaus. A equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) realiza, nesta sexta-feira, 14/1, os trabalhos no local. 

“Montamos uma verdadeira operação de guerra”, afirmou o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta. As equipes da Seminf iniciaram a etapa de instalação da nova tubulação, em substituição ao tubo de armco, nesta manhã, mas precisaram paralisar os trabalhos por algumas horas devido a forte chuva. 

“Dependemos de um ponto crucial para iniciar a obra, que é o tempo. Infelizmente, mais uma vez, estamos frustrados por causa da chuva. O nível do igarapé vai subir e nós vamos precisar colocar uma retroescavadeira para fazer a remoção do tubo antigo e colocação das seis novas aduelas, que aqui estão”, disse Rotta.

“Estamos contando com a trégua da chuva para realizarmos mais uma ação emergencial, determinada pelo prefeito David Almeida”, assegurou o secretário.

Os trabalhos na área iniciaram em outubro do ano passado, quando as fortes chuvas sobrecarregaram o antigo sistema de drenagem, infiltraram a tubulação e a área desbarrancou. Uma residência desabou com o incidente e outra foi demolida.

A prefeitura fez a dragagem do igarapé e a contenção da erosão. A parte danificada foi removida. Os 30 homens envolvidos na operação contam com retroescavadeiras e um guindaste para a instalação de seis aduelas de concreto.

“Graças a Deus, esse problema grave está sendo resolvido. O maior medo da comunidade era isso desabar e acontecer o que aconteceu no dia da chuva de outubro, quando casas desabaram, e a água não ter para onde escoar e alagar mais ainda”, disse Cléber Pinheiro, de 44 anos.

Cléber mora há 20 anos no bairro e disse que o problema já havia sido comunicado à gestão anterior. “Oito anos depois de alarmarmos a prefeitura sobre os primeiros sinais de desastre, o problema vai ser resolvido”, relatou. 

O morador complementou que, no entorno desse igarapé, moram mais de 500 famílias. “Esse é o braço de um rio, não é esgoto, é o braço de um rio poluído. A água não para. Se esse bueiro ficar fechado, as casas vão ser alagadas”.

Interdição da via

Para dar celeridade à obra, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) fez desvios no trânsito da avenida Brasil, no sentido bairro/Centro, nas imediações do Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, entre as ruas Dom Pedro e Professora Evangelina Brove.

A interdição inicia nesta sexta-feira, 14/1, e segue até o domingo, 16/1. Das 8h às 18h, a via permanecerá fechada para o trânsito.

As carretas e os caminhões serão desviados no cruzamento da avenida Brasil com avenida Compensa e, durante o período da interdição e contrafluxo, não será permitida a conversão à esquerda no sentido Centro/bairro, para acessar as ruas Artur Reis e Padre Francisco

Fotos: – João Viana/Semcom e Osmar Neto/Seminf

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem