Prefeitura de Manaus alerta para cuidados com a saúde mental no ‘Janeiro Branco’

Prefeitura de Manaus alerta para cuidados com a saúde mental no ‘Janeiro Branco’

Tendo como base o slogan “O mundo pede saúde mental”, a Prefeitura de Manaus está realizando atividades na rede municipal de saúde, como parte da programação da campanha “Janeiro Branco”, movimento que alerta para a importância do cuidado com a saúde mental. Até o final deste mês, todas as unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estarão promovendo rodas de conversa, palestras e outras atividades, para servidores e usuários. Também haverá divulgação de informações referentes ao tema, por meio das redes sociais e canais de comunicação do órgão.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, ressalta a importância da temática, principalmente em tempos de pandemia. “A saúde mental é fundamental para que consigamos seguir enfrentando os desafios que a Covid tem imposto à população mundial. Já são dois anos durante os quais as pessoas têm passado por situações radicais, como o isolamento, o distanciamento, a falta de contato físico, medidas indispensáveis para evitar o contágio. Quando acreditávamos estar começando a voltar à normalidade, somos surpreendidos por variantes do vírus e o temor retorna. As pessoas precisam estar mentalmente fortalecidas para suportar tudo isso, e é aí que as ações do ‘Janeiro Branco’ irão contribuir”, disse.

A programação, coordenada pela Rede de Atenção Psicossocial da Semsa, tem como objetivo criar espaços para que as pessoas possam pensar e se expressar sobre o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos, o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, pensamentos e comportamentos, contribuindo assim para promover saúde emocional e prevenir o adoecimento mental.

Janeiro Branco

O “Janeiro Branco” é um movimento criado e promovido por psicólogos, em 2014, com o propósito de convidar a população a discutir a importância do cuidado com a saúde mental em busca de mais felicidade e qualidade de vida.

A escolha do mês de janeiro para esta campanha é estratégica, por ser tradicionalmente marcado pela cultura do recomeço e da renovação. Costuma ser o mês no qual as pessoas repensam as metas de vida, fazem um balanço das suas ações, trazendo uma espécie de cobrança interna para realizar algo que faça os 12 meses que se tem pela frente melhores do que os que passaram. Portanto, é uma página em branco, onde pode ser reescrita uma nova história.

Foto: João Viana / Arquivo Semcom

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem