Pais de alunos aprovam campanha ‘Retorno às aulas Seguro’ da Prefeitura de Manaus

Pais de alunos aprovam campanha ‘Retorno às aulas Seguro’ da Prefeitura de Manaus

Pais ou responsáveis pelos alunos da rede municipal de ensino aprovaram a   campanha “Retorno às aulas Seguro”, que a Prefeitura de Manaus lançou nesta segunda-feira, 31/1. Com quatro pontos de vacinação, a parceria entre as secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semsa) tem o objetivo de assegurar a imunização dos estudantes contra a Covid-19. A abertura da ação ocorreu no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Doutora Viviane Estrela Marques Rodella, no Lago Azul, zona Norte, um dos pontos de vacinação. O prefeito de Manaus, David Almeida, fez a abertura do evento e garantiu o retorno das aulas presenciais para o dia 14/2.

A vacinação nas escolas seguirá em caráter temporário, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Serão vacinadas crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiências permanentes (PcDs); e de 6 a 11 anos, sem doenças preexistentes.

“Com a volta presencial, é necessário que todos os alunos de 5 a 11 anos estejam vacinados e para isso temos aproximadamente 14 dias para que os pais ou responsáveis vacinem seus filhos, porque será necessário apresentar o cartão de vacina, como em vários lugares públicos é exigido. Eu agradeço aos pais pelo compromisso com a saúde, com a ciência e a medicina e de imunizar os filhos”, pontuou o prefeito.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, a intenção é vacinar as mais de 150 mil crianças de 5 a 11 anos matriculadas na rede municipal de ensino e os menores que moram no entorno das escolas. “Essa ação com as duas secretarias, leva os serviços da prefeitura para os bairros e comunidade escolar, já que a intenção é vacinar todas as crianças matriculadas na rede municipal e as do bairro. É muito importante quando essas políticas públicas vão ao encontro da população e nós estamos aqui para fazer isso, que é imunizar as crianças para um retorno seguro das nossas atividades presenciais”, informou Pauderney.

A secretária municipal de Saúde, Shadia Fraxe falou sobre a parceria com a Semed. “Essa ação em parceria com a Semed é uma estratégia que visa ampliar os pontos de vacinação para as crianças que devem cumprir um protocolo diferenciado dos adultos, por isso precisamos ficar atentos logo após a vacinação. Com isso teremos mais crianças vacinadas e um retorno seguro”, comentou

As crianças foram recebidas por vários personagens infantis e participaram de um circuito de atividades. As avós marcaram presença no primeiro dia da campanha. Regina Azevedo, avó da pequena Tabita Teixeira de Oliveira, 7 anos, do 2º ano, não perdeu tempo e levou logo a neta no primeiro dia da campanha.

“Com a vacina, tenho a expectativa que ela se mantenha plena. Sabemos que qualquer pessoa pode adoecer, mas a vacina é uma possibilidade de se manter mais resistente ao vírus”, comentou Regina.

Isabel Andrade foi outra avó que esteve presente nesse dia tão especial. “Estava esperando muito por esse dia e estou muito feliz por esse momento. Eu já fui imunizada com as três doses, e a minha preocupação era com o meu neto e agora com ele vacinado fico mais tranquila e acredito que o retorno das aulas será muito mais seguro”, salientou.

Já o neto Pietro Oliveira Andrade, 8, 3º ano, disse que a vacina foi mais fácil do que imaginava. “Eu estava com um pouquinho de medo, mas foi só uma picadinha e quando acabou nem percebi, ardeu só um pouquinho e pronto”, disse o mais novo imunizado.

Para Raimundo Pinheiro foi um alívio poder vacinar o filho Gabriel Mossambiti, 10, aluno do 5º ano. “Esse é um momento de muita satisfação para mim, já que eu e a mãe dele estamos vacinados e meus filhos ainda não, eu como pai preferia que eles estivessem sido imunizados primeiro. A vacina é uma segurança para todos nós, por isso aconselho que todos os pais vacinem os seus filhos”, declarou o pai.

Unidades

Pais ou responsáveis podem levar os filhos para vacinar no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Doutora Viviane Estrela Marques Rodella, no Lago Azul, zona Norte; o Cime Senador Artur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, no bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste; o Cime Josefina Rosa de Mattos Pereira de Castro, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste; e o Centro Municipal Domingos Sávio, localizado no bairro Alvorada 2, zona Oeste.

Fotos:- Eliton Santos / Semed


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem